Tipos de Lixadeira Portátil

Pergunte a qualquer pessoa que gosta de fazer projetos caseiros qual é a sua atividade favorita e provavelmente você perceberá que lixar não está entre uma delas. E apesar de ela estar bastante presente no dia a dia daqueles que gostam de reformar móveis e espaços, continua sendo uma pedra no sapato de todos, já que exige muito esforço físico para pouco retorno.

Atualmente, Lixadeiras elétricas são a forma mais fácil e rápida de deixar uma madeira lisa e pronta para receber camadas de tinta, cera ou de outros produtos de para protege-la. O preço de lixadeiras orbitais, por exemplo, é extremamente baixo e também ajuda a popularizar o equipamento.

Algumas lixadeiras podem ser criadas a partir da necessidade de cada um, mas para o consumidor comum existem 3 tipos de principais de equipamento, são eles:

Lixadeira de Cinta

Quando é necessário realizar suavização de grandes superfícies planas, a lixadeira de cinta é a melhor escolha, especialmente quando se trata de trabalhos muitos difíceis, já que ela possuí velocidade e força bruta.

Este tipo de lixadeira é bastante pesada só serve para ser utilizada em superfícies horizontais justamente pela força necessária para mantê-la na vertical.

Lixadeira de CintaO motor do instrumento aciona o tambor traseiro, enquanto o tambor dianteiro gira livremente. A alavanca de liberação de tensão permite deslizar facilmente o cinto para a bateria. Para manter a esteira de corrida girando corretamente, este tipo de lixadeira tem um ajuste que ajuda a manter a lixa no centro da peça rotatória.

A lixadeira de cinta também é ótima para remover um acabamento antigo, tais como tintas, vernizes, ou mancha. Uma dica é sempre começar com cintas de 60p e trabalhar com cintas progressivamente mais finas até atingir o nível desejado de suavidade. (Quanto maior o número, mais fino o grão. Portanto, use números progressivamente maiores.)

Mais uma vez, se atente para utilizar lixas específicas para madeira e não pressione com muita força ou você vai entupir a correia abrasiva. Deixe o peso da ferramenta de fornecer a quantidade certa de pressão.

Existem dois modelos bastante confiáveis de lixadeira de cinta: a Black & Decker S321-B2 e a Einhell RT-BS 75. Você pode comprar qualquer uma das duas com a certeza de que não vai ter dor de cabeça.

Se você quiser mais informações sobre este tipo de lixadeira, visite nosso guia de compras sobre o equipamento.

Lixadeira Orbital

Lixadeiras Orbitais servem para acabamentos leves, são fáceis de controlar com uma mão, e são relativamente calmas, trepidam pouco.

Lixadeira Orbital MondialÉ também virtualmente impossível danificar uma peça de trabalho com este tipo de máquina de lixar.

Por outro lado, porque é relativamente dócil, uma lixadeira orbital não é útil para a remoção de material pesado.

Ela foi criada para lixar madeira ultra-suave, arredondar arestas cortantes, lixar endurecido massa de madeira endurecida, e derrubar cascas secas de tintas e vernizes.
As lixadeiras orbitais são frequentemente chamadas de lixadeiras 1/4 porque aceiram um quarto de uma folha de lixa padrão 9×11 polegadas, que é presa contra a plana almofadada e quadrada por dois grampos. A placa almofada vibra em pequenos círculos, ou órbitas, permitindo-lhe que você lixe em qualquer direção.

As melhores opções de equipamento para este tipo de lixadeira são a Skil F0127351A e a Einhell RT-OS 30.

Se você estiver interessado, nós também temos um guia completo sobre Lixadeiras Orbitais neste link. 

Lixadeira Roto-Orbital

lixadeira roto orbitalEm algum lugar entre a potência de uma lixadeira de cinta e a lixadeira orbital, que funciona para  acabamento está a lixadeira roto-orbital.

É fácil confundir uma lixadeira roto orbital com uma lixadeira orbital.

Os dois nomes soam quase iguais, e as ferramentas compartilham um projeto comum – são caixas compactas com arredondadas aderência para mãos – No entanto, há uma distinção pequena, mas muito importante entre as duas ferramentas: uma lixadeira orbital tem a lixa quadrada, e uma lixadeira orbital aleatório tem uma lixa redonda.

Esta pequena alteração faz toda a diferença.

Lixadeiras roto-orbitais vibram em pequenos círculos, como uma lixadeira orbital de acabamento, mas também gira em círculos. Como resultado, esta ferramenta compacta única pode ser usada tanto para remoção de material como para realizar lixar ultra-suave.

E como gira e vibra ao mesmo tempo elimina os redemoinhos que lixadeiras orbital comum, por vezes, deixar para trás.

Uma lixadeira roto-orbital não irá remover a madeira tão rapidamente como uma lixadeira de cinta, e é um pouco mais difícil de controlar do que uma lixadeira orbital de acabamento, mas ela é sem dúvida a lixadeira elétrica portátil mais versátil você pode possuir.

Se você estiver interessado em comprar apenas uma lixadeira, eu recomendo esta. Se pretende realizar projetos grandes e que necessitam de maior acabamento, opte por uma orbital e uma lixadeira de cinta.

A lixadeira roto-orbital Vonder LRV380 (igual da foto acima) é uma das melhores opções de equipamento.


AINDA EM DÚVIDA?

Ainda em dúvida?  Comente logo abaixo!!

Conheça também nossos guia sobre Serra tico tico!

Tags:

1 Comment
  1. Ange March 21, 2016 at 12:26 pm

    Olá,
    Vi uma lixadeira roto orbital e fiquei na duvida, será? O vendedor tem boa reputação… Mas a lixadeira?

Leave a reply