Serrote: Como Escolher

O Serrote é um item muito importante dentro da caixa de ferramentas ou de qualquer oficina devido à sua capacidade de cortar vários tipos de metal. Muitas pessoas que procuram serrotes tendem a enfrentar dificuldades em decidir qual comprar.

Antes de comprar uma serra, é vital saber o tipo de trabalho em que você pretende usá-lo, já que cada serra serve para um tipo determinado de trabalho. Utilizar uma serra errada pode estragar a peça a ser cortada ou dar trabalho excessivo para quem está tentando serrá-la.

É por isso que é importante conhecer os diferentes tipos de serras disponíveis.

Tipos de Serrote

Existem vários tipos de serrote concebidos para cortar certos tipos de material. A principal característica utilizada para diferenciar entre as serras é tipos de lâminas, mas em outros casos, a estrutura também é utilizada.

Lâmina Regular

Lâminas para cerras regulares são os mais populares entre os consumidores, principalmente devido ao fato de que a lâmina padrão que vem com a maioria dos serrotes é o tipo regular. Essas lâminas são construídas para corte de metais de baixa resistência, incluindo alumínio puro ou estanho e caracterizado por os dentes que se encontram em contato um com o outro, bem como uma diferença os lados esquerdo e direito dos dentes.

A maioria das pessoas enfrentam dificuldades em utilizar este tipo de lâmina de serra no primeiro par de golpes, ou até a superfície do metal se acostumar com a natureza desta lâmina. No entanto, o trabalho torna-se mais fácil a partir deste ponto e você pode cortar o metal em vários pedaços com velocidade e precisão.

Lâmina RAKER

Lâminas raker vêm com características distintas que as tornam fáceis de identificar pelos dentes, que aparecem em grupos de três. Mesmo que esta lâmina aparente ser um pouco diferente da maioria das lâminas que a maioria das pessoas são usados ​​para, proporciona excelentes resultados quando usado para o corte de tubos de ferro e outros metais duros.

É importante saber que as lâminas raker não são os mais rápidos disponíveis e geralmente requerem mais esforço para obter os seus tubos e metais cortados. No entanto, nenhum outro tipo de lâmina de serra começa o trabalho feito tão eficaz como rastros. Tentando usar uma lâmina de regular para cortar um metal duro, tais como tubo de ferro só acaba atrapalhando a nitidez da sua lâmina sem entregar nenhum resultado.

Lâmina Ondulada

Lâminas onduladas são projetadas para realizarem corte finos em tipos fortes de metais e, assim como o seu nome, os dentes vem com um design ondulado da esquerda para a direita. Ele oferece excelentes resultados quando usado para o corte de metal fino, mas você deve evitar usá-lo como um substituto para uma lâmina raker em trabalhos de corte de metais pesados.

Obtendo o melhor proveito do seu Serrote

Obtendo o serrote certo, mesmo que ele seja é uma ferramenta motorizada ou serra manual, é apenas o primeiro passo, porque você não vai gerar o máximo de resultados de sua ferramenta de corte, a menos que você consiga implementar certas medidas para garantir a sua longevidade.

Use a Tensão Correta

A maioria dos serrotes irão te dar a capacidade de ajustar a sua tensão para atender suas necessidades de corte e mesmo depois de obter o tipo de lâmina correto para o seu trabalho, utilizar a tensão certa ajuda a alavancar o poder da sua serra.

Lembre-se, usar a tensão errada leva à necessidade de utilizar mais energia para obter o seu corte de metal. É por isso que é importante para ajustar a tensão para que a sua lâmina pode ser tão apertada quanto possível para assegurar o corte de sucesso, mesmo com um mínimo de esforço de sua parte.

A tensão de sua serra é ajustada girando a porca borboleta localizada na serra tanto quanto possível até que você comece nível certo de tensão e rigidez em sua lâmina. Outra maneira eficaz de obter um bom aperto em sua ferramenta é utilizar as duas mãos simultaneamente ao cortar o material. Isso garante a máxima pressão sobre a lâmina de serra para que ela desgaste o material uniformemente ao longo do corte e garanta bordas precisas.

Lubrifique a Lâmina

Lubrificar o seu serrote regularmente é outra ótima maneira de garantir o máximo desempenho, preservando-o para uso a longo prazo. Tem havido muitos casos de serrotes que se romperam devido à fricção excessiva ou níveis excessivos de pressão desigual sobre eles. A boa notícia é que existem muitos óleos que podem ser usados para lubrificar as lâminas de serra.

Inverter a Lâmina

Você está lutando para cortar em áreas que são extremamente estreitas? Uma ótima maneira de chegar a qualquer área de de metal com pequenos ângulos é inverter a lâmina.

Dentes por polegada

Cada lâmina de serra vem com uma medição nos dentes o que se refere à quantidade de dentes disponíveis em cada centímetro de seu comprimento. Os dentes por polegada devem ser usados como um guia para determinar a espessura mínima de material que uma lâmina de serrote deve ser utilizado para.

 

Dentes por Polegada

Características

Serra de 14 DPPOnde Comprar?
  • Perfeito para corte de metais de pelo menos, 1,8 mm de espessura
  • Enorme lacuna entre os dentes
  • Excelente desempenho para corte de metais mais espessos
Serra de 18 DPP
  • Perfeito para corte de metais de, pelo menos, 1,4 milímetros
  • Gap entre o apertado é grande
  • Bom para o corte de metais de espessura
Serra de 24 DPP
  • Apropriado para o corte de metais de, pelo menos, 1,1 milímetros
  • Diferença de tamanho médio entre os dentes
  • Apropriado para o corte de metais de espessura média
Serra de 32 DPP
  • Ideal para o corte de metais, pelo menos de 0,8 milímetros
  • Intervalo estreito entre os dentes
  • Perfeito para corte de metais mais finos

Tipos de Serrote

Ao olhar para as lâminas de serrote, é importante considerar também o quadro, que vem em dois tipos principais: ajustável ​​e  fixo. Uma estrutura fixa vem com um comprimento de quadro específico que pode ser fixado a ele, enquanto uma armação ajustável normalmente vem com uma gama de comprimentos de lâmina de serra que pode aceitar. A escolha do quadro está bastante relacionada com as serras que você já possuí, mas é sempre interessante optar pela flexível para tem mais opção.

 

 Você gostou do post ou tem alguma dúvida? Comente logo abaixo!! Confira também nosso guia sobre lanternas!

Tags: ,