Serra Tico Tico – Como Escolher

A serra tico tico  é uma ferramenta capaz de executar cortes retos e curvos, rasgos, chanfros, cortes de imersão e outras formas personalizadas de corte. Ela pode ser usada para cortar uma variedade de materiais, incluindo madeira, metais, plásticos, cerâmicas e azulejos.

De acordo com os profissionais, uma serra tico tico  pode realizar o trabalho de várias outras ferramentas, como uma serra circular, serra de fita e roteador. Só com isso já é possível ver o quão versátil ela é.

Por isso é importante que você faça uma escolha consciente e com um bom custo benefício. Para isso, você deve analisar os seguintes itens:

Vídeo com comparativo de Vários modelos!

Um dos nossos parceiros, o EscolhaSegura, criou uma análise comparando diversos modelos de Serra Tico.

Lá você vai encontrar algumas boas opções de equipamento que também indicamos aqui! Vale a pena dar uma olhada!

CARACTERÍSTICAS À SEREM ANALISADAS

1. Potência

serra tico ticoExistem dois tipos de serras tico tico no mercado:  as ferramentas com fio e  as sem fio. Estes dois tipos possuem diferentes velocidades do motor que variam de aproximadamente 400 e 700w-7 Amp ou 18-20V (Watts é para os modelos com fio, Volt é para sem fio).

Quanto mais potente o motor é, mais fácil é de se cortar e trabalhar em materiais duros.

Com isso dito, uma potência média do motor de cerca de 5 amperes ou 18V será suficiente para a maioria dos usuários (a menos que você esteja envolvidos em alguns projetos realmente pesados).

Embora a potência do motor seja um fator importante, o que é mais importante será a presença e a qualidade de outras características como velocidade variável, ajustes orbitais, configurações de bisel, etc

Dica: Só compre um equipamento sem fio se você necessita realizar os seus cortes em lugares sem acesso de luz. Primeiro que este tipo de equipamento tem menos potência, segundo que é horrível quando a bateria da ferramenta acaba durante o corte, e por fim, é bem irritante ter de se lembrar de ficar carregando a bateria.  

2. Velocidade

Ao contrário da maioria das outras ferramentas, a velocidade de uma serra tico-tico é expressa em termos de golpes por minuto (GPM), em vez de RPM. A maioria dos modelos no mercado, terá uma velocidade máxima de 3000 GPM (que será mais do que suficiente para quase todo o projeto).

O que é mais importante aqui é a presença e o número de configurações de velocidade variável. A maioria dos modelos avançados irá fornecer algo entre 4 e 7 de velocidades de configurações que oferecem ao utilizador uma grande flexibilidade e precisão.

Cortes profundos em madeiras densas exigem alta velocidade, enquanto cortes em aço pedem velocidades mais lentas.

Apesar de (como eu disse) você vai descobrir que a maioria dos modelos decentes terá velocidades variáveis​​.

Dica: Múltiplas configurações de velocidade são importantes, mas nem sempre podem ser essenciais; Se você está envolvido em projetos  simples e repetitivos, uma serra com menos configurações de velocidade variável e mais barata – tal como esta black&decker – é a mais adequada.

3. Ajustes orbitais

Ajustes orbitais são uma parte importante de uma serra de qualidade. Como a serra tico tico tem como padrão se mover apenas para cima e para baixo, é difícil fazer cortes que não sejam de angulo reto. Com os ajustes orbitais, é possível o angulo da serra, para trás e para os lados.

Uma vez que diferentes tipos de cortes em diferentes tipos de materiais requerem diferentes graus de órbita, serras decentes têm uma alavanca de seleção para que você escolha a quantidade de órbita desejada.

4. Cortes Chanfrados

A maioria das serras permitem a serra para ser inclinado para cortes chanfrados. Normalmente, soltando um único parafuso permite que a base para inclinar até 45 ° em qualquer direção.

Enquanto muitas serras fornecem uma chave Allen para os ajustes de base, alguns modelos fazem ainda melhor: eles fornecem uma alavanca interna que afrouxa e aperta a base para permitir a inclinação, sem a necessidade de nenhuma chave.

Dica: Configurações de 45º são o padrão, mas existem equipamentos com outras opções de inclinação – 15 e 30 graus – enquanto outras oferecem maior grau de precisão. 

5. Lâminas

A facilidade de remover / trocar as lâminas é um fator  de extrema importância.

Para tornar a troca da lâmina mais rápida e menos tediosa, os melhores equipamentos incorporam uma espécie de trava de mudança rápida, eliminando a necessidade de qualquer outra ferramenta para realizar a troca.

Tudo que você tem que fazer para mudar as lâminas em tais modelos avançados será simplesmente pressionar ou puxar uma alavanca localizado na extremidade do próprio portador da lâmina.

Dica; Se você trabalha com apenas um tipo de material está procurando uma serra barata, esta não é uma funcionalidade tão desejável. Siga com esta opção. 

6. Lâmpada

serra tico tico ledDiversas marcas veem acoplando lampadas de LED em seus equipamentos recentemente. Eu particularmente adorei a ideia, e sempre que necessário tento adquirir uma ferramenta com tal funcionalidade.

No caso de serras tico tico, não é diferente. Ver a linha de corte pode ser um problema na maioria dos casos, e em alguns lugares escuros realizamos o corte quase às cegas.

Se possível, opte por uma ferramenta com esta funcionalidade – tal como esta einhell.

 

7. Outros fatores

Além dos fatores citados acima, é sempre bom lembrar de checar a duração da bateria, a garantia, o tipo de serra utilizada e quantas já acompanham o equipamento. 


MELHORES MODELOS

Makita 4327

serra tico tico makitaA Makita 4327 é o perfeito meio de campo entre potência e preço. Com um motor de 450W de potência, ela consegue perfurar  65mm  na madeira e 6mm no aço. O seu grande diferencial está no motor de baixo ruído e no seu baixo peso. Seu motor pode variar entre 500 e 3100 gpm e ela possui até 45º de ângulo para cada lado. Por fim, o cabo emborrachado é bastante confortável e preciso e o cabo de 2metros dá mobilidade para aqueles que não estão tão perto da tomada.


Vonder STV750

serra-tico-tico-vonder-stv750

Essa Serra Tico Tico da Vonder uma potência que vai até 750W,  e que desfere golpes de 700 gpm – 3.000 gpm. A sua capacidade de corte em alumínio vai até 30 mm, em aço até 10 mm e em madeira até 100 mm. Sua velocidade é variável.

Ela possui ajustes de inclinação de até 45º para ambos os lados e avanço pendular com manopla de ajuste. Ela não acompanha o coletor de pó, mas já vem com um adaptador para o sistema e é compatível com lâminas de encaixe  universal e tipo T.

O revestimento emborrachado dá grande precisão ao equipamento na hora do uso.


Serra Tico-Tico de Bancada Skil 3335

serra tico tico skil bancadaPara aqueles que precisam de um equipamento para ser utilizado em posição fixa, esse modelo da Skil (3335) é a opção perfeita. Ela possui velocidades variáveis que ajudam a dar mais precisão aos cortes, realiza inclinações de até 45º para a realização de chanfros e tem uma estrutura bastante robusta construída em metal e alumínio.

Um dos seus diferenciais é o soprador de ar integrado que já realiza a limpeza durante o trabalho, bem como uma lâmpada led articulável, capaz de manter o projeto visível durante todo o processo.


Gostou do guia ou tem alguma dúvida? Comente logo abaixo!!

Conheça também nossos guia sobre esmerilhadeiras!

No Comments

Leave a reply