Serra de Fita: Guia de Compras

O QUE É E COMO FUNCIONA

A Serra de fita é um equipamento capaz de rasgar, realizar cortes transversais, curvas, e até mesmo cortes compostos. Esta é uma das 4 ferramentas estacionárias essenciais para qualquer loja e bastante versátil na hora de construir projetos. Ela também é bastante utilizada para o corte de carnes, bem como qualquer serviço que necessite de cortes horizontais.

Ela existe em vários tamanhos e serve não só produtores de peças grandes como auxilia aqueles que precisam realizar trabalhos de maior precisão.

Ela consiste basicamente de duas rodas – uma acima e outra abaixo do local de corte – que mantém a serra girando constantemente. Com essa força e consistência da serra, é possível realizar diferentes tipos de cortes.

No vídeo ao lado, você encontra como funciona e como é utilizada a serra de fita =====>>

 

MELHORES MODELOS

[one_fourth]

Einhell RT-SB 305 U

einhell RT-SB 305 U

Esta Serra da Einhell conta com 550W de potência e tem uma bancada bastante sólida. Ela conta com uma mesa de 52x40cm que inclina até 45º para realizar cortes diversos. Ela funciona muito bem para cortes em madeira e possui também coletores de pó e lupa numérica, para cortes de precisão. Esta é uma ferramenta bastante sólida e é uma ótima opção para quem quer um equipamento de qualidade para trabalhar em madeira e metais leves.

ONDE COMPRAR

[/one_fourth] [one_fourth]

Ferrari SF-9

 

serra ferrari fita

A Ferrari SF-9 é uma opção mais acessível e confiável de serra de fita para materiais em madeira. Ela é um pouco menor do que a Einhell e conta com uma mesa de corte de 35x35cm, possibilitando cortes de até 10x24cm. A sua velocidade máxima é de 1700 rpm e tem como grande diferencial a garantia de 15 meses. Excelente para trabalhos de tamanho médio.

ONDE COMPRAR

ANÁLISE COMPLETA

[/one_fourth] [one_fourth]

Hidro Industrial SPP2380SS3/4

serra industrial fita gabinete

Este tipo de serra é bastante específico para açougues. Ela não só possui uma estrutura em aço carbono para mantê-la esterilizada como conta com 60Hz de frequência, 640W (110V) e 760W (220V) de potência. Seu peso de 66kg é baixo e ajuda na mobilidade, mas diminui o tamanho máximo de produtos que podem ser cortados na ferramenta. Ótima aquisição para aqueles que trabalham no segmento de carnes.

ONDE COMPRAR

 

[/one_fourth] [one_fourth_last]

Skil 3385

serra fita de bancada skill 270w

Essa serra da Skil é excelente para aqueles que precisam realizar trabalhos de precisão. Ela tem regulagem de velocidade, laser de precisão, luz para iluminar o trabalho e mesa que inclina até 45º. Ela trabalha com peças de até 8,9cm e realiza cortes em vários ângulos.

ONDE COMPRAR

[/one_fourth_last]

COMO COMPRAR? PONTOS A SEREM CONSIDERADOS

[one_half]

Tamanho

Quando falamos de serra de fita, equipamentos maiores são mais desejáveis, mas nem sempre são os melhores.

Serras maiores do que 16 polegadas, por exemplo, são menos propensas a vibrar devido ao seu peso/ massa, tem uma capacidade de corte maior e mais potência. Infelizmente, elas custam mais, são mais pesadas de serem movimentadas e ocupam bastante espaço, muitas vezes desnecessariamente.

Serras de 14 polegadas, são o equipamento padrão para a maioria das marcenarias, então é um bom ponto para começar, principalmente se você não for trabalhar com produtos enormes.

Serras de 10 polegadas por sua vez, podem ser utilizadas por luthiers e açougues são equipamentos capazes de realizar trabalhos menores e de melhor precisão. A

Existem também modelos menores e de mesa que funcionam muito bem para artesanato e  peças mais delicadas.

DICA: Escolha com base em sua necessidade.

Estrutura

A maioria das serras possui estruturas de ferro fundido e essa é sempre uma boa opção. Alguns modelos mais recentes usam armações de aço soldado que diminuíram bastante o peso de ferramentas pequenas.  Tente evitá-los em equipamentos grandes, já que não são fortes o suficiente para cortes grandes.

As melhores serras de fita tem estruturas soldadas em forma de sanduíche com duas ou três camadas, sendo que as que possuem três camadas normalmente contam com uma caixa lateral, que dá o apoio necessário.  O número de camadas é fácil de ver e contar, mas certifique-se de comparar a espessura da chapa para verificar a qualidade das soldas. Não adianta o equipamento ser bonito e não possuir uma estrutura sólida, quesito essencial para este tipo de equipamento.

DICA: Opte por aço de liga leve em serras de mesa e equipamentos que precisam ser movimentados periodicamente. Compre aço fundido se você precisar de um equipamento grande e estável para grande peças.

Velocidade de Corte

A velocidade de corte ideal para peças grandes e resistentes é de 3000 rotações por minuto. Para peças menores, madeira e metais leves, valores entre 1500 e 1700 rotações já são o bastante. Existem modelos que possuem regulagem de velocidade. Tente optar por esses modelos principalmente se você trabalha com diferentes tipos de material.

[/one_half] [one_half_last]

Tamanho do Motor

O tamanhos de motor variam de ½ a 1+½ HP (Cavalos de Força). Motores de menor porte, obviamente, tem que trabalhar mais para atingir o mesmo resultado. No entanto, o tamanho do motor que você vai precisar depende do tipo de trabalho que você está fazendo. Para o trabalho de artesanato e de corte, principalmente resinas, um motor ½ a 1 HP deve bastar. Para fabricação de móveis é necessário que você possua um equipamento de 1 ½ HP.

Rodas

As serras de fita possuem uma roda superior e outra inferior que servem para realizar o movimento da serra. Se possível, opte por rodas de ferro fundido de liga leve. O impulso a sua massa gera suaviza tudo para fora e ajuda a compensar a menos de potência ótimo. As rodas terão de ser harmonizadas, o que é uma tarefa fácil, mas essencial. As rodas geralmente possuem raios que distribuem a vibração e deixam a operação mais suave.

Guias de lâmina e rolamentos axiais

bandsaw guideQuando você empurrar o objeto a ser cortado contra a lâmina de sua serra, ela será flexionada para trás. Um conjunto de rolamentos, um acima da mesa, a outro abaixo da tabela, fazem força em sentido contrário à este movimento. Estes são os  chamados rolamentos axiais.

A lâmina também tem uma tendência a se mover para os lados, especialmente quando você está cortando curvas. Dois conjuntos de blocos de guia, acima e abaixo da tabela, formam um sanduíche na lâmina, impedindo o movimento lateral.

Serras

As três serras que normalmente acompanham este equipamento são:

  • Uma lâmina multi-utilidade bem afiada
  • Lâmina para corte de curvas
  • Lâmina para cortes retor

Uma lâmina de 1/2 polegada requer cerca de 15.000 psi de tensão para funcionar corretamente, de modo a serra deve possuir a resistência necessária para fornecer e gerenciar esta tensão.

Lâminas estão sujeitas à arrastar consideravelmente o objeto que está sendo pressionado contra elas. O arrasto é causada pela dureza, espessura, e o nível de umidade da madeira e por a largura da lâmina. Lâminas mais finas fazem cortes com menos arrasto e exigem menos do equipamento, mas fazem cortes menores. Lâminas mais largas exigem mais do equipamento e dificilmente conseguem ser usadas em pequenas serras de fita.

[/one_half_last]

OUTRAS CONSIDERAÇÕES

  • Procure alta qualidade, alças de metal que funcionem bem – Nunca compre equipamentos com alça de plástico, elas podem se partir!
  • As portas superiores e inferiores devem ser articuladas, e de preferencia, funcionarem de forma independente uma da outra.
  • Uma escova fixa para a roda menor que varre a poeira do pneu é um bônus real.
  • A chave magnética é um componente importante de segurança, e mais uma indicação da qualidade de toda a unidade.
  • A maioria das serras não vêm com uma lâmpada, mas é uma boa ideia para anexar um a sua serra, especialmente se você está fazendo um monte de cortes intrincados e precisos.

 

Fontes:

https://www.canadianwoodworking.com/tools/buying-bandsaw

http://www.americanwoodworker.com/blogs/tools/archive/2013/03/05/how-to-buy-a-bandsaw.aspx

No Comments

Leave a reply