qual melhor Serra Circular? | como escolher & modelos!

A Serra Circular é uma ferramenta de alta potência que serve para realizar grandes cortes em diversos tipos de materiais. Ela faz cortes retos, tal como chanfros.

Esta é uma ferramenta que se torna bastante perigosa quando não se possui a técnica correta ou um equipamento de qualidade. É por isso que se torna tão importante saber selecionar o melhor modelo para você.

CARACTERÍSTICAS ESSENCIAIS

Potência

serra circularO primeiro fator a ser observado em uma serra circula é a potência. Ela deve ter força bruta suficiente para cortar através de tudo sem atolar – desde madeira molhada ou madeiras densas. Quando o motor diminui, a lâmina se aquece e embota rapidamente. Isso não só produz um corte pobre, como é perigoso, já que a lâmina pode sair do corte e empurrar a serra de volta para o usuário.

No entanto, avaliar o poder das potências de motores pode ser enganosa. Amps (amperes)  indicam apenas a quantidade de energia elétrica que o motor consome, e não o poder que ele envia para a lâmina. HP (Horsepower, ou cavalos de força) considera o torque (força rotacional), mas não necessariamente em condições de trabalho.

No final, a avaliação mais confiável pode ser o preço. Serras Circulares confiáveis começam cerca de $R$250 ( esta Ford é uma destas boas opções) . Há muitas serras no mercado sob este preço, mas elas não são tão poderosas, nem são construídas para serem usadas uma vida toda.

Serras Circulares de uso profissional funcionam de forma mais silenciosa e tem maior potência, bem como maior manobrabilidade e equilíbrio. Seus valores começam em R$450. Dentre as mais baratas neste setor está a Bosch GSK190 – que você pode encontrar aqui.

Cabo ou Bateria?

Aqui não tem muito o que falar: Cabos são sem dúvida a melhor escolha.

Eles entregam uma potência bem maior e tiram a necessidade de ficar recarregando a bateria.

Modelos sem fio normalmente variam de 18 a 36 volts e são a única opção onde tomadas elétricas não estão disponíveis. Eles são mais leves e menores do que os modelos com fio, tornando-o acessível em áreas confinadas.

Apesar de funcionarem bem para trabalhos leves, não aguentam cortes rígidos, tanto pelo sua potência como pelas lâminas menores, utilizadas comumente neste tipo de Serra Circular.

 

Segurança

No quesito de segurança, é importante que você observe se a Serra Circular possui um freio de segurança, que para a lamina rapidamente no momento em que você solta o gatilho.

A trava de segurança é outra funcionalidade bastante procurada. Ela evita que pessoas novas na empresa ou que desconheçam a serra consigam ligá-la logo de cara, exigindo que você pressione uma segunda chave para ligar o motor. A maioria das serras com fio e sem fio alguns modelos têm essa funcionalidade.

Proteção que cobre a lâmina é um padrão do mercado, mas é sempre bom verificar para onde está apontado a saída de detritos desta ferramenta.

Outras Funcionalidades

Em alguns modelos, pressionando um botão de travamento do eixo que mantém a lâmina girando, é possível trocá-la, sem nenhuma dificuldade. Outros modelos, necessitam que você alterne as lâminas apenas com o uso de uma chave. Tente optar pelo que não necessita da chave, mas se não tiver essa opção. Não tem problema.

disco serraLâminas

A maioria das serras já vêm com uma lâmina de metal duro, que corta mais rápido e dura mais tempo do que uma lâmina de aço liso. Felizmente, você pode substituir as lâminas de aço com versões com pontas de carboneto.

Certifique-se de coincidir com o número de dentes com o material que você corta: Uma lâmina com duas dezenas de grandes dentes realiza cortes rapidamente, mas podem lascar a madeira, enquanto outra lâmina,  40 ou mais dentes finos dá um corte mais lento, mas mais limpo.

 

MELHORES MODELOS

serra circular makita 5007NMakita  5007N

 

Este é um dos modelos mais fortes do mercado, com 1800W de potência. Com ele, você pode ter certeza que não terá problemas ao cortar madeiras grossas. Possui trava de segurança, proteção e um apoio bastante firme para a mão. Este equipamento é para aqueles que tem um orçamento largo e desejam um equipamento de qualidade.

 


serra circular wesco

WESCO WS3439

A serra circular da Wesco tem um motor de 1500w, saída para pó e consegue realizar bons cortes chanfrados. Ela é bastante robusta, possui a maioria dos requisitos que falei falei acima e além do mais, tem um preço mais baixo do que a Makita, se tornando excelente para aqueles que tem o orçamento mais apertado mas não abrem mão de qualidade.

Gostou do guia ou tem alguma dúvida? Comente logo abaixo!!

Se você precisa de um equipamento com maior potência, conheça também nosso guia sobre Serra Circular de Bancada.

 

No Comments

Leave a reply