Serra Circular de Bancada: Como Escolher

serra circular de bancada

Serra Circular de Bancada Padrão

O QUE É E COMO FUNCIONA

A Serra Circular tem um funcionamento muito parecido com a serra circular de mão. A diferença aqui é que a lâmina gira em um só lugar, colocando-se através de uma abertura na tabela.

O operador move a madeira contra a lâmina, em vez de se mover a serra.

Apesar das diferenças possíveis entre os equipamentos, uma serra de bancada padrão possui uma lâmina circular de 10 centímetros de diâmetro. 

Este tipo de equipamento padrão é a melhor opção para pequenas lojas ou canteiros. É fácil transportá-las entre os locais, já que elas podem ser transportadas em cima de carrinhos ou móveis com rodas dobráveis, mas também possuem capacidade suficiente para ficarem posicionadas  em uma pequena oficina.

Existem modelos caseiros – como este – que utilizam uma serra circular comum como base, mas que servem apenas para serviços básicos.

serra circular wesco

Serra Circular de Mão

De qualquer forma, é bom ficar atento para o modelo que você está comprando, já que mesas pequenas tem dificuldade em cortar compensado, e modelos muito baratos costumam ser bastante ruidosos.  Isto ocorre por conta da fraca construção, que torna-os muito mais como uma serra circular montada de cabeça para baixo sobre uma mesa do que um equipamento de confiança.

Qualidade x Preço

Serras de bancada variam entre R$800 à R$6000, quando não mais, dependendo de suas necessidades. As principais diferenças residem na potência e precisão das serras, bem como o barulho que o equipamento faz.

Serras mais poderosas podem lidar com madeira mais grossa ou mais densa, possuem um corte mais rápido e são capazes de funcionar durante longos períodos sem desgastar o motor.

A precisão depende de vários fatores: baixa vibração, construção precisa e uma cerca precisas. Muitas vezes você pode melhorar uma serra circular de bancada barata ao trocar sua lâmina padrão por uma lâmina de 36 ou 40 dentes ( para cortes pesados) ou por uma lâmina de 50 dentes de uma marca bem conceituada.

DICA: Novos modelos de Serra Circular de Bancada apresentam sistemas de proteção da lâmina muito melhores do que antigamente, então é sempre bom checar a data de fabricação da ferramenta. 

O QUE OLHAR NA HORA DE COMPRAR?

Potência

Como já disse anteriormente, um dos principais pontos a serem observados na hora de comprar uma serra circular de bancada é a sua potência. Pode parecer interessante comprar o equipamento com maior potência e nunca mais se preocupar, mas essa é uma bela de uma mentira.

Ela não só vai custar bem mais caro como ao tentar cortar materiais fracos você receberá um  contragolpe forte. Então se você precisa cortar madeiras de 3 ou mais centímetros de espessura, opte por um motor de mais de 2000W.

Para madeiras de 2 centímetros de espessura ou menos, não há necessidade de tanta força, então você pode optar por motores entre 1500w e 2000W

Eletricidade

Na hora de escolher uma serra circular de Bancada não se esqueça de considerar a energia disponível. Por causa de seus potentes motores, tomadas 220-240v são a melhor opção para este tipo de ferramenta, mas tomadas 110 também funcionam bem no caso de serras de bancada. Se você deseja uma serra de maior porte, vai acabar precisando usar energia 240v.

De qualquer forma, é importante que ela seja a única ferramenta à estar recebendo corrente elétrica, nada de ficar utilizando várias réguas de energia.

Espaço

O espaço disponível é outro grande consideração na escolha de uma serra da tabela. A maioria das serras de armário são estacionárias, concebidas para estarem localizadas de forma fixa no meio da oficina.

Uma boa dica é que de cada lado da serra circular exista um espaço de mais de 2 metros, permitindo que o usuário tenha mobilidade o suficiente para realizar um bom procedimento.

Este ponto é bastante importante, já que grande parte dos acidentes que ocorrem em oficinas provém do uso inadequado das serras circulares de bancada.

Protetor de Lâmina

Procure por um protetor de lâmina de fácil utilização e que também seja fácil de abrir para realizar a troca. Este é um ponto de extrema importância, já que ocorrem vários acidentes com este tipo de lâmina todos os anos.

Para aqueles que utilizam diversos tipos de material, também é importante que a proteção seja facilmente retirada para trocar a lâmina, ou um grande tempo será dispendido aqui cada vez em que houver a necessidade de troca.

OUTRAS FUNCIONALIDADES

Interruptor

Um interruptor localizado na altura do joelho que desliga a serra é um interessante recurso de emergência já adotado por algumas marcas atualmente. Certifique-se que a chave é montada onde você ficará em pé. É interessante encontrar alguma opção regulável, mas de qualquer forma, é possível adicionar essa funcionalidade depois.

Sensor de Carne

Desde 2001 alguns modelos já possuem sensores que desligam a máquina quando uma peça com textura de carne. O preço das serras com essa funcionalidade é maior, mas no fim, sai muito mais barato do que ter de fazer uma cirurgia ou ficar sem um braço. Procure por essa funcionalidade a todo custo.

Tipo da Mesa

Mesas de granito e ferro fundido são melhores do que o aço para minimizar a vibração e ficar plana. Tampos de granito proporcionar maior peso e estabilidade. Ferro fundido pode enferrujar e muitas vezes deforma após a serra é fabricado. Aço ou alumínio estampado ou aberta são mais leves e criar mais vibração.

Chave Magnética

essa funcionalidade impede que a serra seja ativada acidentalmente. Normalmente disponível apenas em serras de gabinete, um interruptor magnético não deixa a serra ligar quando a energia for restaurada após uma interrupção. Essa função está começando a aparecer em Serras de Bancada, então é bom ficar de olho.

Coletor de poeira

O Coletor de poeira é um recurso de segurança importante para proteger os pulmões dos usuários. Não só isso, mas essa ferramenta também ajuda bastante na manutenção da máquina, já que não deixa a sujeira entrar nas engrenagens e dar maiores problemas.

Configuração de Inclinação de Lâmina

Uma configuração de inclinação à esquerda é mais seguro do que uma inclinação à direita. A maioria dos especialistas dizem que tal orientação da lâmina reduz o risco de retrocesso. Além disso, especialistas alertam que os detritos podem ficar presos entre a lâmina, mesa e cerca de uma inclinação à direita. Além disso, é de se notar que as avaliações de serras capazes de realizar uma inclinação para a esquerda são mais fáceis de fazer cortes limpos de meia-esquadria ao longo do comprimento de um painel.

 

MELHORES MODELOS

RT-TS 1825 Userra circular de bancada einhell ts1824

Este é perceptivelmente, um modelo mais simples do que o apresentado logo acima. Felizmente,  ele não só possui um design clean e impecável, como também tem toda a qualidade necessária para que seja usado profissionalmente. Com 1800 watts de potência, capa protetora e aspirador, essa mesa de 625 x 440m é ótima para trabalhos de tamanho médio. Ele possui ajuste de angulo de 45º e uma alça de apoio.

Se voê quer um ótimo equipamento mas não precisa de tantas funcionalidades, opte pelo 1825 frente ao 2231, mostrado acima.


SKIL 3610

serra-circular-de-bancada-skilEsta serra circular da Skil é o equipamento com menor preço e qualidade aceitável no mercado atualmente. Ele conta com uma potência de 1600W, suficiente para trabalhar com madeiras de até 2 centímetros de espessura. Essa serra também conta com saída para pó, e estrutura de metal para balanceamento. A mesa de trabalho conta com 635 X 635 mm para trabalhos pequenos e tem um peso de 17kg. Uma ótima opção para quem não quer gastar muito e necessita realizar apenas pequenos trabalhos.


 

Einhell RT – TS 2331serra circular de bancada einhell ts2231

A Einhell é um dos principais fabricantes deste tipo de Serra. O modelo RT-TS 2231 é o top de linha neste segmento e possui um motor de 2.000 watts de potência, bem como rotação de 3450 rpm. Ela possui ajuste de ângulo de corte de 0° a 45° e também tem um  ajuste de altura de 0 – 83 mm. Como comentado, isso ajuda bastante na hora de fazer diferentes tipos de corte.

Ela tem uma guia paralela, que é essencial para fazer cortes precisos, bem como escala numérica. Se você precisa de um equipamento de qualidade e tem orçamento para isso, vá de RT-TS 2231.


IMPORTANTE: Comprar uma Serra Circular de Bancada de qualidade ajuda te ajudará a ter mais segurança não não substituí e nunca substituíra uma boa instrução sobre como realizar todos os procedimentos de forma segura. Certifique-se de estudar guias de segurança ou realizar cursos com  bastante atenção, bem como utilizar a ferramenta sempre utilizando bem os ouvindo e proteção para os olhos.

3 Comments
  1. Herbert Ramthum February 22, 2016 at 3:03 am

    “Uma serra de bancada padrão possui uma lâmina circular de 10 centímetros de diâmetro”… Essa informação não é correta, acredito que a medida seja 10 polegadas que representam algo como 25 cm.

    • Rock July 18, 2016 at 4:12 am

      Obrigado!

    • Carlos February 22, 2016 at 12:08 pm

      Herbert, obrigado pelo toque! pequeno engano na hora de fazer a conversão!

Leave a reply