Grampeador: Como Escolher

Your Guide to Buying a Staple GunUm grampeador em forma de pistola de grampos é uma ferramenta bastante útil e versátil para ser usada em reparos doméstico. É possível alinhavar um canto solto de tecido no sofá, substituir o assento da cadeira da cozinha, instalar placas de isolamento entre outras funcionalidades com esta ferramenta. E tudo isso de forma bastante simples.

Vários tipos de artesanato e projetos de decoração para casa também necessitam de grampeadores. Com tantos modelos no mercado, projetados para diferentes projetos, a escolha de uma ferramenta de fixação pode ser um pouco confusa.

Com este guia pretendo ajudar a todos os interessados a sair com um equipamento útil e com bom custo benefício. Prontos?

Grampeador – O Básico

Grampeadores pertencem a uma das três categorias básicas: alimentação manual, elétrico e pneumático. Seu objetivo principal é dirigir fechos de metal na madeira, plástico e outros materiais. Trabalhadores de diversos setores consideram a pistola de grampo uma ferramenta indispensável. No campo da saúde, os médicos usam grampeadores especialmente adaptado  para fechar incisões após a cirurgia. No âmbito empresarial, desde fabricantes de barco até empacotadores de alimentos utilizam esse tipo de ferramenta dentro do seu processos de produção.


Grampeador Manual

Ao contrário de um grampeador de escritório, uma pistola de grampo manual tem um mecanismo de mola. Espremendo o punho comprime uma mola que recua rapidamente, liberando barras de tensão que conduzem o grampo. Este projeto aumenta a capacidade da ferramenta para inserir grampos em superfícies duras em investidas individuais. Em contraste, um grampeador mesa requer apenas a pressão de uma mão para empurrar o fecho através de um maço de papéis.

Grampeadores manuais são a ferramenta de escolha para a maioria dos projetos de casa. Eles são fáceis de encontrar em vários estilos e  são relativamente baratos.

A maioria dos grampeadores manuais exigem que os operadores apertem o gatilho cada vez que em que se deseja inserir um grampo. A pistola de grampo manual é o mais adequado para trabalhos menores que não necessitam de qualquer aperto repetitivo significativo.

Antes de comprar um grampeador manual testar alguns para se certificar de que eles são fáceis de operar com uma mão. A outra mão deve proteger os materiais a serem grampeados. Ao fazer compras on-line, leia a descrição do vendedor para encontrar um modelo fácil de usar. Em caso de dúvida, envie uma pergunta ao vendedor.

PRÓS:
  • Diversos estilos disponíveis
  • Não necessita de energia elétrica
  • Fácil de recarregar
CONTRAS:
  • Pode causar fadiga Muscular
  • Necessita de força no gatilho
  • Grampos podem embolar facilmente

Grampeadores Elétricos

Grampeadores elétricos movidos são movidos à bateria ou necessitam serem ligados em uma tomada elétrica. Em vez de canalizar a energia necessária para acionar os grampos a partir de uma alavanca de aperto, existem modelos eléctricos de disparadores que requerem uma pressão leve para operar.

Os modelos elétricos são geralmente mais caros do que os grampeadores manuais, mas estas ferramentas são capazes de conduzir vários grampos por minuto, mas o operador deve apertar o gatilho para conduzir cada grampo. Isso dá tempo para reposicionar a arma entre os disparos.

Ferramentas de grampeamento com acionamento elétrico conseguem grampear de maneira mais uniforme do que o equipamento manual, já que a pressão não varia conforme a força de quem está controlando a ferramenta.
Algumas pessoas, no entanto, não gostam de grampeadores elétricos porque é muito fácil disparar um grampo por engado, causando uma lesão. Enquanto isso é verdade para qualquer tipo de grampeador, a maioria das ferramentas elétricas têm gatilhos de segurança que não disparam a menos que o gatilho seja pressionado corretamente.

PRÓS:
  • Fácil de ser operado
  • Ideal para grandes/longos projetos
  • Aceitam tarraxas e Grampos
  • Interruptor de segurança
CONTRAS:
  • Precisa de energia para funcionar
  • Pode ser perigoso
  • Mais caro do que os modelos manuais
  • Como é fácil de ser usado, é necessário manter longe de crianças

Grampeador Pneumático

Os grampeadores pneumáticos funcionam a partir de ar comprimido e são projetados para uso industrial e profissional. Estas ferramentas conseguem conduzir grampos, tarraxas e pregos. A maioria das pessoas não compram grampeadores pneumáticos para tarefas domésticas simples. Eles são os melhores para os trabalhos de fixação maiores e mais exigentes.

Fabricantes de móveis, instaladores profissionais de tapetes e pisos, bem como eletricistas e trabalhadores da construção civil têm muitos usos para grampeadores pneumáticos. Embora não seja um substituto para uma pistola de pregos , um grampeador pneumático tem a versatilidade e poder para realizar muitas funções de fixação pesados​​, tais como a instalação de carpetes e feltro.

Alguns destes tipos de grampeador aceitam um refil contínuo de grampos, para que os operadores não percam tempo recarregando a máquina. Devido à sua fonte de alimentação externa, as unidades portáteis são leves e fáceis de usar por longos períodos, dispensando fixadores com o pressionar de um gatilho. A maioria dos modelos tem uma função de segurança que impede que seja realizado um disparo acidental

PRÓS:
  • Ferramenta mais poderosa entre as três
  • Aceita mais tipos de elementos de fixação do que grampeadores manuais ou elétricos
  • Leve e fácil de operar
  • Construção durável
CONTRAS:
  • Necessitam de energia de um compressor de ar
  • Devido ao seu tamanho e força, é mais perigoso do que o modelo manual e elétrico
  • Barulhenta
  • Mais caro do que os outros modelos

Escolhendo o melhor equipamento para suas necessidades

Como bem a ferramenta grampeamento corresponde ao seu uso pretendido é o aspecto mais importante em fazer a compra certa. A pistola de grampo deve ser fácil de operar, mas deve ter a capacidade de fornecer o tamanho e o tipo de elementos de fixação das exigências do trabalho.

Usos Recomendados

Manual

Elétrico

Pneumático

Artesanato, trabalhos domésticos pequenos X
Decoração Caseira: Pregar tecidos, reparos leves X X
Telas para portas e janelas X X
Estofados X X X
Instalação de Isolamento X X X
Projetos domésticos maiores / grampeamento repetitivo X X
Instalação de carpetes e reparação de pisos X X
Indústria e Construção X


Escolhendo um grampeador pelo tamanho do grampo

Outro fator decisivo na compra de uma pistola de grampo é o tamanho dos grampos que ele vai aceitar.

Especialmente ao comprar uma ferramenta que será colocada a vários usos, a versatilidade de um grampeador determina o seu valor prático. Quanto mais os tamanhos e tipos de grampos que ele aceitar, melhor.

O tamanhos de grampos são dados em centímetros ou milímetros e expressam a altura dos dentes. A medição da coroa significa a largura da parte superior plana ou arredondada do grampo.

Grampos planos são destinados ao uso para todos os fins de fixação. Grampos para instalação de cabos, fiação elétrica e cabeamento telefônico são arqueados para que ele não dobre o fio.

Em geral, os estilos de armas descontínuas abaixo podem utilizar os referidos elementos de fixação. Os fixadores devem interagir bem com os materiais do projeto, ou podem resultar problemas. Por exemplo, grampos pesados ​​iria destruir um porta-retrato delicado, e pequenas, grampos leves seria ineficaz em piso laminado.

Tipo do Grampeador

Tipo do Fixador

Tamanho do Fixador

Manual Multiuso Grampos de Coroa Reta 3/8″ (10 mm); 7/16 (11 mm); 9/16 (14 mm)
Manual de Baixo Calibre Grampos de Coroa Reta, Baixo Calibre 1/4″ (6 mm); 5/16″ (8 mm); 3/8″ (10 mm); 7/16 (11 mm)
Manual de Médio Calibre Grampos de Coroa Reta, Médio Calibre 3/8″(10 mm); 1/2″ (13 mm); 9/16 (14 mm)
Manual de Calibre Pesado Grampos de Coroa Reta, Alto Calibre 5/16″ (8 mm); 3/8″ (10 mm); 17/32″ (13.5 mm)
Grampeador Alicate ou Manual Grampos de Coroa Curva 1/4″(6 mm); 5/16″ (8 mm)
Grampeador Alicate de Alto calibre ou manual Grampos de Coroa Curva 1/4″ (6 mm); 3/8″ (10 mm)
Profissional Manual Grampos de Coroa Reta 1/4″(6mm); 5/16″(8 mm); 3/8″ (10 mm)
Elétrico multiuso Grampos de Coroa Reta, Prego 5/16″ (8 mm); 3/8″ (10 mm); 7/16″(11 mm); 5/8″(16 mm) brad nails
Elétrico de Luxo Grampos de Coroa Reta, Prego e Parafuso 3/8″ (10 mm) ; 1/2″ (13 mm); 5/8″(16 mm) brad nails;
Pneumático 1/2-inch crown 3/8″ (10 mm) to 5/8″(16 mm)
Pneumático de Chão 18-guage 7/16″ (11 mm); 1/2″ (13 mm); 5/8″ (16 mm)
Pneumático para Telhados 16-gauge wide crown 1/2″ (13 mm) to 1 1/2″ (38 mm)


Outras Considerações

A maioria das ferramentas de grampeamento têm garantia, mas alguns são mais completos do que outros. Leia as letras miúdas na página de cada produto antes de comprar uma pistola de grampo.

Modelos manuais menos caros costumam oferecer a curto prazo enquanto ferramentas eléctricas mais caras podem fornecer reparos ao longo da vida. Se decidir entre duas armas básicas com características equivalentes, escolha o modelo com a melhor garantia.

Óculos e luvas de proteção são importantes para evitar lesões se ocorrer um disparo incorreto. Além disso, os operadores não devem usar roupas folgadas ao operar uma ferramenta grampeamento porque podiam inadvertidamente grampeá-lo no projeto.


Manual

grampeador-pinador-10-a-14-mmGrampeador Vonder Manual

Este grampeador manual possui uma boa confiabilidade e trabalha com grampos de 10 a 14mm. É possível regular a pressão utilizada através da mola. Todo o equipamento é montado em chapa de aço cromado. Uma boa opção para trabalhos simples onde não se quer gastar muito. Não se esqueça de comprar grampos adicionais!


Pneumático

Vonder GPV616

grampeador-pneumatico-vonderEste grampeador da marca Vonder trabalha com grampos de 6 a 16mm e conta com sistema de segurança e bloco amortecedor para trabalhar com diversos tipos de densidades. O equipamento faz até 7kfg/cm², o que permite trabalhar com diversos tipos de materiais – como os destacados na tabela acima. O preço deste equipamento é bastante competitivo e a marca, Vonder, bastante confiável. Uma boa pedida para quem necessita realizar um trabalho um pouco mais pesado, mas não quer gastar muito com um equipamento elétrico.


Elétrico

Vonder GPE816grampeador-eletrico-vonder-gpe816

Novamente a Vonder aparece com um equipamento bastante confiável. Infelizmente, equipamentos elétricos são ligeiramente mais caros do que os pneumáticos, e este não é uma exceção. Por outro lado, vale a pena investir um pouco mais, já que este grampeador tem capacidade de trabalhar com grampos de 8 a 16mm, possui um repositório de 100 grampos e possui segurança para a prevenção de disparos involuntários.


 

No Comments

Leave a reply