Qual a melhor Parafusadeira? | Guia de Compras

Parafusadeiras são equipamentos muito similares à furadeiras. A função delas é de se fixar em um parafuso e prendê-lo com maior facilidade, seja por requerir menos força do que um equipamento manual ou apenas por realizar isto mais rápido.

É possível encontrar equipamentos que possuem as duas funcionalidades – furadeira e parafusadeira – já que os dois trabalham com motores rotativos, e sim, vale a pena comprá-los se você faz uso do equipamento com menor frequência e para tarefas simples.Outro ponto importante é que as vezes as furadeiras não possuem o giro reverso para a retirada de parafusos, então:

Pensando no custo benefício, é justificável que você tenha uma parafusadeira APENAS se você utilizar bastante esse tipo de serviço e necessitar de diversas velocidades e regulagens específicas.

CARACTERÍSTICAS IMPORTANTES

Potência

Parafusadeiras tem a sua potência medida em volts (V). Então quanto maior a voltagem, maior a capacidade do equipamento. Analisando esta característica já conseguimos descobrir os dois tipos de ferramentas que existem no mercado:

Parafusadeiras Simples – 3,6v até 4v
Servem para o dia-a-dia e conseguem parafusar objetos pequenos. Não serve para parafusar em materiais rígidos.

Parafusadeiras de Impacto – 10v ou mais.

Funcionam muito bem para parafusos grandes e danificados. Muito utilizado para grandes construções.

parafusadeiraTorque

O poder de rotação das parafusadeiras é conhecido como torque, e a necessidade dele varia conforme o tamanho do parafuso e o material do local a ser parafusado. Uma parafusadeira com baixos níveis de torque é adequada para as tarefas caseiras do dia a dia. Você pode encontrar este tipo de parafusadeiras com até 3Nm de torque.

Parafusadeiras de impacto, por sua vez, tem mais de 30Nm de torque, chegando à mais de 50Nm em alguns casos. É importante que em equipamentos de maior força existam reguladores de força para diversos tipos de serviço, já que ninguém quer acabar expanando um parafuso.

Bloqueio de Giro

Para tarefas que necessitam de mais precisão, o mecanismo da parafusadeira deve ser capaz de ser travado para que seja possível realizar o giro manualmente. Girar manualmente um parafuso pode não ser tão agradável, mas ajuda bastante a fazer um ajuste fino.

 

Design

Uma parafusadeira pode vir em um design reto, em um design dobrável – em formato de L e que ajuda a alcançar ângulos difíceis – ou em formato de pistola, principal design para parafusadeiras de impacto.

Você pode variar a velocidade de chaves de fenda elétrica para dar-lhe maior controle, assim como com furadeiras. Esse recurso também ajuda a chave de fenda se adaptar a diferentes materiais e tipos de parafusos.

Giro Reverso

O giro reverso é uma das funcionalidades mais importantes de uma parafusadeira, já que a remoção dos parafusos é outra parte fundamental para qualquer tipo de trabalho a ser realizado. Os equipamentos mais caros tem essa funcionalidade em sua grande maioria, mas é interessante que você preste atenção nessa característica se for comprar uma parafusadeira mais em conta.

Luz Integrada

Algumas parafusadeiras possuem luzes LED equipadas em sua ponta para que você consiga enxergar o encaixe em lugares de difícil visão. Eu possuo um equipamento com essa funcionalidade e particularmente acho que é uma das melhores Chaves de fenda selecionados agora têm luzes equipada, para ajudá-lo a ver exatamente o que está fazendo, mesmo com pouca luz.

 

MELHORES MODELOS

 

Bosch 0601918JE0

parafusadeira BoschA Parafusadeira Bosch 0601918JE0 é uma furadeira com funcionalidades de parafusadeira que utiliza um mandril sem chave de ⅜”, permitindo você usar equipamentos entre 1 e 10mm. Ela tem um torque 54Nm e vem com uma maleta para fácil manipulação. O grande diferencial deste produto está no custo benefício do equipamento.  Os reviews do produto ressaltam que as duas baterias de 12 Volts ajudam bastante a manter o equipamento funcionando por mais tempo.


 

Bosch GSR 1440-LI

parafusadeira bosch 2Torque máximo de 30 Nm, até 1400rpm sem carga, 1,3kg de peso. O interessante desse equipamento é que ele possui 25 configurações de torque para diferentes superfícies. Sua bateria é de 14,4volts e normalmente vem acompanhada com outra substituível.


 

Se você está interessado em Furadeiras, acesse o nosso Guia de Compras sobre esta ferramenta neste link!

3 Comments
  1. Beatriaz Thomás Gadelha October 26, 2015 at 12:47 pm

    Gostaria de saber se uma parafusadeira de 3,6V perfura madeira, e em quantos mm?

  2. NightSpy May 24, 2016 at 5:16 pm

    Mas só dois modelos, e ambos Bosch… quero comparações não merchan

  3. Monica Zappa August 11, 2016 at 7:00 pm

    Boa dicas para quem está precisando de uma parafusadeira e quer adquirir uma. Uma opção é pesquisar em lojas com a Ricardo Eletro que conta com uma ampla variedade de produtos e ainda há a vantagem de utilizar um cupom de desconto para economizar ainda mais! Conheça: http://www.saveme.com.br/cupom-desconto/ricardo-eletro

Leave a reply