Qual a Melhor Lixadeira Orbital? | Guia de Compras

A lixadeira orbital é uma peça essencial durante um trabalho de construção em madeira. O lixamento é um dos últimos passos deste tipo de serviço e ajuda a realizar um acabamento com maior qualidade, já que serve não só para retirar pequenas inconsistência como para aumentar a absorção da tinta, verniz ou cera que será utilizada.

Nos últimos anos a lixadeira orbital passou por uma série de avanços tecnológicos que trouxeram maior qualidade para o equipamento. Agora, muito mais que antes, é possível remover o acabamento de um item de mobiliário ou suavizar um novo projeto de madeira sem deixar marcas de lixa. Além disso, o equipamento é bem fácil de usar.

Como Funciona?

A lixadeira roto orbital existe há mais de 50 anos e consiste um pedaço de lixa em forma de quadrado ou retângulo que se move em um padrão circular, sendo alimentado pelo motor do equipamento – seja ele elétrico ou à bateria.

Você pode encontrar no vídeo ao lado uma demonstração prática de como funciona a Lixadeira Orbital, além das diferenças entre uma lixadeira Obrital e uma roto orbital, que comentarei posteriormente, bem como os prós e contras de cada uma.

Conforme a lixa se desgasta, é necessário cortar um pedaço conforme o tamanho do seu equipamento e realizar a troca. Lixadeiras orbitais de grande porte usam meia folha de lixa de tamanho padrão, enquanto lixadeiras pequenas usam entre 1/4 e 1/6 de folha. Todo esse processo é bastante simples.

O que considerar na hora da Compra?

Estilo de Grip

Existem dois tipos de lixadeiras orbitais no mercado atualmente:

Palm-Grip

qual a melhor Lixadeira roto Orbital MondialQuando os usuários estão enfrentando o trabalho com acabamento fino, tal como  molduras de janelas, eles devem considerar uma lixadeira orbital palm-grip. A unidade é fácil de segurar e oferece uma abundância de controle do usuário, já que basta fazer pressão em cima dela e movimentar para onde desejar. Com a lixadeira de palm-grip, os usuários podem manobrar o aparelho por projetos estreitos. Um bom exemplo deste tipo de lixadeira é  Mondial F-LO-01 que já vem com sugador de poeira também.

Angulo RetoLixadeira Orbital Skil

Se os usuários precisam de energia adicional eles vão precisar de uma lixadeira ângulo direito. O dispositivo inclui engrenagens que conectam o prato de lixar com o motor da unidade. A velocidade orbital deste tipo de ferramenta é menor do que a palm-grip, mas é compensado com a capacidade de poder empurrar o dispositivo sobre uma superfície de madeira, tornando uma boa escolha quando os usuários precisam eliminar a pintura de um item de madeira ou cola.

Neste segmento de lixadeiras, a Skil F0127351A e a Einhell RT-OS 30 se sobressaem.

 

Controle de velocidade

Como normalmente você está trabalhando com materiais delicados, possuir um controle de velocidade é essencial para que você não acabe errando a mão naquela peça tão importante. O recurso vai garantir menor calor durante a utilização da lixadeira, que é mais seguro para os projetos frágeis.

Interruptor Selado

Lixar é um trabalho cheio de poeira, então tente procurar por  um dispositivo com um interruptor selado vai aumentar a longevidade da máquina. Além disso, se a poeira entrar no botão, pode fazer com que comecem a aparecer problemas na hora de ligar ou desligar. A lixadeira de Einhell é uma boa opção neste caso.

Balanço

Com uma lixadeira devidamente equilibrada, é possível ter mais controle e conforto na hora de fazer trabalhos mais os usuários irão encontrá-lo confortável para correr. Além disso, eles devem evitar a compra de um dispositivo que vibra excessivamente porque uma abundância de vibração fará com que a fadiga durante o uso da ferramenta.

 

Recolhedor de Pó

Uma lixadeira roto orbital cria muito pó quando usada, e isso foi um grande problema por muito tempo, já que essa poeira não só incomodava como atrapalhava o processo de lixar uma peça, já que era necessário parar para limpá-la antes de prosseguir.

Felizmente, atualmente vários modelos, como o Einhell RT-OS 30 ou a Mondial F-LO-01 já possuem essa funcionalidade, que  possui um mecanismo que aspira o pó em pequenos buracos da lixa e irá recolher os escombros em uma vasilha anexada na ferramenta.

Infelizmente, essa funcionalidade vem com um preço. São necessárias lixas específicas e com buracos nos lugares especificados para funcionar. Existem lixas que variam de cinco a oito buracos. A fim de remover a poeira enquanto lixar, a lixa se alinham perfeitamente com buracos da base da lixadeira.

Conclusão

Escolher uma lixadeira orbital não é complicado, fique atento apenas para sua necessidade – então se você necessita lixar em várias direções e com delicadeza, siga com uma palm-grip. Se necessita de maior velocidade e vai lixar apenas em um sentido, vá de alguma das lixadeiras de ângulo reto.

Depois disso, tente comprar equipamentos de qualidade, que todas as outras características que comentei logo acima já estarão embutidas!

 

Gostou do guia ou tem alguma dúvida? Comente logo abaixo!!

Conheça também nossos guia sobre serra circular!

Tags: