Plaina | Qual a Melhor e Como Escolher!

Quando um carpinteiro ou outro tipo artesão precisa fazer com que uma superfície de madeira áspera e irregular se torne lisa, ele usa uma ferramenta chama plaina.

A plaina funciona raspando a parte de cima de uma superfície de madeira, usando uma cabeça de corte rotativa. Quando usada corretamente, a cabeça de corte está sempre em contato com a madeira, criando uma superfície consistente.

Plainas são comumente usadas ​​em todos os aspectos da madeira e da carpintaria, incluindo desde fazer portas, baús, mesas e instrumentos musicais para projetos maiores, como bares e bancadas e construção naval. Existem várias tecnologias diferentes, cada um com vantagens e desvantagens.

A melhor maneira de comprar plainas é considerar primeiro os tipos de projetos em que você usará a sua plaina. Espaço, armazenamento, freqüência de uso, resistência da madeira, e portabilidade também deve ser considerada.

Tipos de Plaina

Plaina de Espessura

plaina de espessuraUma plaina espessura é projetada para dar uma espessura consistente e uniforme ao longo do comprimento desejado. Uma peça de madeira é colocada entre dois rolos ou conjuntos de rolos e, por uma superfície de corte, o utilizador coloca uma peça inacabada de madeira sobre uma mesa e começa a alimentá-lo através de. Um em rolo de alimentação segura a placa e empurra-a contra as lâminas de corte, que cortam a placa com a espessura desejada. Um rolo de alimentação para fora, ajustado para coincidir com a espessura desejada do conselho, pega a placa do outro lado da cabeça de corte e puxa-lo através, enquanto ambos os rolos servem para manter a madeira rente à mesa. O utilizador pode selecionar e ajustar a espessura desejada, na maior parte dos casos, embora certos plainas industriais pode ser semi-permanentemente fixa a uma polegada de dois, quatro polegadas, ou algum outro padrão de espessura.

Plaina Manual

Plaina BoschPlainas manuais geralmente vêm equipadas com motores elétricos universais de peso leve. Avanços em design e materiais ao longo do último par de décadas têm permitido designers  colocar mais energia por quilo para estas plainas do que era possível em gerações anteriores.

Elas são ideais para aplicações portáteis e projetos mais leves. Enquanto as gerações mais novas de plainas portáteis são capazes de raspar muito mais rápido do que a madeira plainas legados, elas podem não ser adequadas para o uso constante em madeiras duras como o carvalho ou ébano.

Marceneiros que usam bastante esses tipos de madeiras tenderão a usar os motores de indução, porque eles têm o poder de fazer passar estes muito difícil, densos bosques.

Plainas manuais também são bons em que espaço de trabalho é um prêmio, e por trabalhar com pequenos pedaços de madeira que estão mais estreitamente cortados em suas dimensões finais. Fabricantes de instrumentos musicais, às vezes, trabalhar com plainas de mão em algumas peças.


CARACTERÍSTICAS IMPORTANTES

Motor

Um diferencial importante entre plainas é o motor. Este tipo de equipamento geralmente vêm com dois tipos de motores elétricos: motores de indução e motores universais.

Os motores de indução tendem a ser mais resistentes do que os universais, e mais duráveis. Eles também são muito mais pesados ​​do que os motores universais. Os motores de indução tendem a ser mais adequado para oficinas fixas, instalações estáticas e ambientes industriais.

Motores universais têm uma construção muito mais leves, e são mais adequados para plainas portáteis e aplicações portáteis.

Medidor de Espaço

Equipamentos que possuem um medidor de espaço são importantes para determinar com maior precisão qual é a quantidade de espaço disponível para atuar com a plaina. Marceneiros inteligentes deixam  um espaço de madeira para fora de cada lado da plaina e, claro, espaço para o trabalhador a se levantar e se mover.

Velocidade da Lâmina

Algumas máquinas vêm com velocidades de lâmina ajustável. Outras têm apenas uma velocidade. Alguns operadores preferem ser capaz de ajustar-se as velocidades de lâmina. É sempre bom ter um equipamento com mais opções de Lâminas

Facas

Plainas vem normalmente com entre dois e cinco lâminas. Quanto mais lâminas, e quanto mais rápido a velocidade da lâmina, mais golpes ela irá entregar em um determinado período de tempo, com isso, o corte fica mais suave e refinado.

 

Capacidade de Espessura e Largura

Esta é a espessura máxima que pode ser acomodado por uma plaina. Aplicativos que exigem grandes blocos de madeira áspera, exigindo que o operador tome um monte de madeira fora da madeira com o equipamento podem exigir uma plaina espessura industrial.

Plainas manuais podem ser suficientes para projetos menores que envolvem menos madeira.

A capacidade típica espessura máxima é de cerca de 15 centímetros, mas as máquinas com maior capacidade de espessura estão disponíveis.

A maioria dos plainas incluem “batentes de profundidade” para ajustar a largura da plaina para vulgarmente utilizados, tais como de 2,5cm, 5 centímetros ou 10 centímetros. Isso permite que o usuário defina rapidamente a plaina para a largura desejada, sem ter que medir com cuidado como se o usuário estivesse criando um corte personalizado.

Refere-se capacidade de largura à largura máxima da madeira serrada a plaina ou fresadora pode cortar. Mais uma vez, beneficia o cliente a entender o projeto ou projetos a plaina é susceptível de apoio, e em seguida, escolher a plaina com base nesses projetos. Capacidade típica para plainas comuns em casa gama utilização de 12 a 20 polegadas.


 

 MELHORES MODELOS

Makita KP0800

plaina

Esta plaina possui motor de 620W de potência, pesa 3,4kg e conta com um apoio bastante flexível e adaptável. Botão de regulagem com bastante opções. Um ponto importante deste equipamento é que ele já vem com um apoio protetor de lâmina que pode ser usado enquanto o equipamento está parado. Resumindo, ela é uma opção bastante segura e confiável.

 

Bosch GHO 15-82

Plaina Bosch

A Bosch GHO15-82 segue o mesmo padrão de potência de motor que a Makita, contando com 600W de potência. Ela conta com sistema de proteção de lâmina e é um pouco mais leve (3kg contra 3,4kg da Makita). Até mesmo o preço é bastante parecido, então escolha conforme a disponibilidade de seu fornecedor. Os dois modelos são simplesmente incríveis dentro de suas funcionalidades.

 

Einhell RT-PL 82

plaina einhell

A Einhell é uma opção muito mais barata se comparada à Makita e a Bosch, mas que não perde em qualidade. Sua potência é de 850W, maior do que as concorrentes, mas ela mantem o peso médio em 3kg.

 


 

CONSIDERAÇÕES SOBRE SEGURANÇA

Plainas e entalhadores são altamente alimentado ferramentas industriais com superfícies afiadas que giram extremamente rápido, com uma grande quantidade de energia por trás delas. Como tal, eles podem ser potencialmente perigoso. Um movimento errado pode custar um trabalhador um dedo, uma mão ou até mesmo uma vida. É importante observar estas precauções de segurança ao trabalho ou em torno de plainas ou máquinas semelhantes.

  • Os trabalhadores não devem usar roupas largas ou camisetas de manga longa que pode, potencialmente, pegar as lâminas rotativas. Se uma camisa pega uma lâmina, uma mão ou braço podem rapidamente segui-lo.
  • Os trabalhadores devem retirar pulseiras, colares e jóias que possam prender-se nas lâminas rotativas, que puxa as mãos e os dedos para eles.
  • Cada máquina deve ter um interruptor de parada de emergência.
  • Cada máquina deve ser devidamente fundamentada. Caso contrário, os operadores podem estar em risco de choque elétrico.
  • Não permita que a água se acumule no chão ao redor plainas e ferramentas elétricas semelhantes.
  • Não opere enquanto a comida é exposta. Poeira vai contaminar os alimentos.
  • Geralmente, os trabalhadores devem usar proteção para os olhos em todos os momentos ao operar plainas e entalhadores. As lâminas rotativas causar uma grande quantidade de material em partículas de madeira para voar no ar.
  • Em aplicações industriais, ou onde as máquinas estão em uso frequente, também pode ser indicado proteção auditiva. No entanto, uma porta de poeira pode ajudar a controlar a quantidade de partículas de madeira que se encontram no ar ou no solo que recolhem e outra superfície exposta.

Tags:

1 Comment
  1. Samuel Santos August 11, 2016 at 6:52 pm

    qual vc me indicaria para reformas de carroceria de camionetes

Leave a reply