Multímetro: Guia de Compras

multimetro simplesMultímetros são conhecidos também como medidores volt-ohm e são usados por eletricistas e especialistas em equipamentos eletrônicos para medir a tensão, corrente e resistência em circuitos. Essas medidas são essenciais para a solução de problemas de forma eficaz em circuitos eletrônicos e elétricos.

Esse instrumento existe, mesmo que em formatos mais rudimentares desde que a sociedade começou a usar eletricidade para alimentar nossas vidas. O multímetro elimina a necessidade de o técnico ter várias medidas diferentes para trabalhar, tornando a sua caixa de ferramentas mais leve e seu trabalho mais fácil.

Originalmente, todos os multímetros eram analógicos. Com o tempo e avanço da tecnologia, diversos modelos se tornaram digitais. Eles se tornaram também menores e com mais funções, provando que tamanho realmente não é documento na era digital. De qualquer forma, não é porque equipamentos elétricos possuem uma qualidade incrível que os analógicos se tornaram obsoletos. Ainda existem qualidades e funções que os equipamentos analógicos ainda fazem melhor, tal como reagir a flutuações de tensão e impedância e continuidade rapidamente. No caso de equipamentos eletrônicos, você precisa esperar alguns segundos até ter uma análise.

COMO FUNCIONA?

A ligação entre o multímetro e o circuito a ser testado ocorre através de um conjunto de condutores de teste, que são geralmente codificados pela cores vermelha (positivo) e preta (negativo). Estes condutores quevêm embalados com o medidor podem não ser da melhor qualidade, então você pode acabar querendo trocá-los. A principal diferença entre cabos de qualidade e os que acompanham o equipamento são o comprimento e o quão finos e afiados – para acessar menores locais – eles são.

Se quiser saber mais sobre o funcionamento desse equipamento, acesse o vídeo abaixo:
https://www.youtube.com/watch?v=xVpvwLOMVTM

multimetro digitalMULTIMETRO ELÉTRICO

Um multímetro típico pode ser utilizado para medir a tensão AC ou DC, impedância e corrente. Alguns modelos adicionam outras funções, tais como a medição da temperatura, capacitância e frequência. Assim, você pode ver que, se a pessoa não tivesse um multímetro multi função, que seria necessário um número de diferentes de medidores realizar a mesma tarefa.

Multímetros analógicos fornecem uma leitura a partir de uma agulha móvel que se move através de uma escala complexa. No caso de equipamentos eletrônicos, as leituras aparecem na tela conforme sua necessidade de informações.

Como eles usam um monitor LDC, multímetros deve ser protegido da alta temperatura. Deixá-los em uma garagem quente ou veículo quente o tempo acabará por estragar a tela, sendo necessário um reparo caro ou substituição do aparelho.

A maioria dos multímetros têm um comutador rotativo para selecionar o tipo de entrada que está a ser medido. Em alguns casos, o aparelho possui uma regulagem automática, que seleciona o valor correto a ser demonstrado. Em casos de equipamentos mais simples, você precisa selecionar a faixa que necessita chegar a partir de um botão rotatório. outros casos, as diversas faixas são selecionadas com o mesmo comutador rotativo usado para selecionar o tipo de entrada.

Eles também podem ter várias tomadas de entrada, ao invés de apenas os positivos e negativos. Estas entradas adicionais são para medir amperagens acima de 1 amp ou alguns dos outros tipos de entradas que podem ser construídas em um multímetro.

Enquanto estas unidades podem ser calibrados, eles geralmente não precisam ser. O circuito eletrônico em um multímetro é estável o suficiente para durar por anos sem recalibração alguma vez. A única vez que a calibragem periódica é normalmente necessária é quando o multímetro é usado para a calibração de equipamentos extremamente delicados. Nesses casos, mesmo um desvio de 0,1 por cento é inaceitável.

Como Comprar?

Ao escolher um multímetro, tenha certeza de que ele vai cobrir os tipos de entradas que você precisa para medir. Isto significa que você deve verificar tanto a faixa de sinal como o tipo de sinal. A seleção de um multímetro com recursos extras, normalmente, não prejudicam a qualidade ou precisão do medidor, apenas fornecem funções adicionais que ele pode fazer, então você não precisa se preocupar com estes recursos, já que eles só devem acrescentar.

MELHORES MODELOS ELÉTRICOS

[bscolumns class=”one_third”]

multímetro digital

Minipa Miniscope

Este multímetro digital da Miniscope é o melhor equipamento que você pode ter. Ele tem posicionamento ajustável, 2 cursores para medição, opção de osciloscópio e configuração de onda automática. Ele pode ser utilizado com correntes AC/DC, Tensões DC/AC, resistência e capacitância. Faz também teste de diodo e continuidade. Um dos seus grandes diferenciais é que consegue transportar os dados via USB. Utiliza bateria recarregável e tem 3 anos de garantia.

ONDE COMPRAR?

[/bscolumns]
[bscolumns class=”one_third”]

multimetro de mesa digitalIcel Md-6601

Esse é um modelo de multímetro de mesa que tem como seu principal diferencial é a análise de 4 ½ dígitos (19999), realizada a partir do seu visor de cristal liquido. Ele também tem uma taxa de amostragem do sinal de três vezes por segundo e indicação de sobrecarga. Ele realiza testes de tensão contínua e alternada (1 RMS), corrente contínua e alternada (1 RMS), resistência, capacitância, freqüência, teste de continuidade, Hfe de transistores, diodos e Data-Hold. Ótimo equipamento para análises em locais estáticos.

ONDE COMPRAR?

[/bscolumns] [bscolumns class=”one_third_last”]

multimetro multitocMultitoc

Este é um ótimo multímetro portátil. Ele consegue captar tensão AC/DC de 20mV até 600V – Corrente AC/DC de 200uA até 10A – Resistencia até 20M?, realiza também testes de linha telefônica RJ11, teste de cabos de rede RJ45 com padrões 568A, 568B, 10 base-T. Outro ponto importante é que possuí 6 meses de garantia.

ONDE COMPRAR?

[/bscolumns][bscolumns class=”clear”][/bscolumns]

 

MULTÍMETRO ANALÓGICO

Este tipo de equipamento é mais barato que os modelos analógicos e essencialmente, realizam as mesmas funções do que um equipamento digital, tendo como principal diferença, o seu medidor – que é uma agulha bastante sensível.

Como comentado anteriormente, equipamentos analógicos conseguem detectar variações de sinal quase instantaneamente, diferente dos equipamentos eletrônicos. 

Um multímetro analógico tem um número de escalas impressas nele, para acomodar os diferentes tipos de entradas que o medidor é capaz de medir. Normalmente, estes são agrupados e codificados por cores. O agrupamento é um dos diferentes intervalos que podem ser lidos para o mesmo tipo de entrada. Por exemplo, pode haver quatro faixas diferentes de tensão AC agrupadas e impressas na face metros em vermelho. A impedância pode ter três diferentes escalas impressas em negro. A mesma agulha é utilizada com todos os tipos de entrada, mas a escala apropriada deve ser lida dependendo de sua necessidade.

Devido à escala analógica, é muito mais difícil de ler um multímetro analógico de um digital. Para ajudar com precisão, melhores multímetros analógicos têm uma faixa de espelho ao longo da face do medidor.

Outra diferença para os equipamentos digitais é que como estes são medidores analógicos, eles precisam ser zerados antes do uso. Todos os equipamentos já vem com essa funcionalidade bastante clara, mas é sempre estar atento.

MELHORES MODELOS ANALÓGICOS

[bscolumns class=”one_half”]

multimetro analogico icel_fil

ICEL MA-50 CAT II

Este modelo é alimento à bateria 9V ou por pilhas AA. Ele possui as funcionalidades de análise de tensão contínua e alternada, corrente contínua, resistência, teste de continuidade, teste de pilhas (1,5V) e baterias (9V). Ele pesa apenas 350g e é bastante útil.

ONDE COMPRAR?

[/bscolumns]

 

[bscolumns class=”one_half_last”]

analogico ciel tensiometro

ICEL MA-60

Este outro modelo de equipamento analógico consegue realizar os tipos de análise padrão, conseguindo analisar até 1.000V de tensão DC e AC, 10A de corrente DC, 200MOHM de Resitência, bem como teste de continuidade, decibéis e Galvanômetro.

ONDE COMPRAR?

[/bscolumns][bscolumns class=”clear”][/bscolumns]

Gostou do post ou ficou com alguma dúvida?? Deixa um comentário!
Conheça também nossos outros guias!

Fonte:

http://en.wikipedia.org/wiki/Multimeter

No Comments

Leave a reply