Martelo: Guia de Compras

martelo 2O martelo faz parte da maleta de ferramentas padrão de qualquer casa ou de profissional.  Um martelo decente provavelmente deve ser a primeira coisa que você vai comprar quando entrar em sua nova casa própria.

Apesar de por um lado todo esse reconhecimento ser bom, o martelo se tornou tão comum nas caixas de ferramenta que fica difícil atribuir um outro significado a ele senão o modelo padrão, em formato de garra. Fica difícil também explicar os diferentes usos e especificações, já que sempre temos um desses modelos de garra à mão e o usamos para todas as nossas necessidades, sem nos questionar se eles são realmente a ferramenta correta para este tipo de serviço.

Martelos possuem diversas outras especialidade do que apenas pregar e retirar pregos. Assim como qualquer outra ferramenta de mão, há uma grande variedade de martelos e cada um tem um uso específico perfeito para certas ocasiões.

Você, por exemplo, você precisa de um martelo metalúrgico – para trabalhar com metal?  Talvez um martelo que não danifique a superfície do objeto em questão já seja uma incrível compra, e neste caso, um martelo de cabeça macia é muito mais indicado. Então, novamente, talvez você precise de um martelo para trabalhos com alvenaria? Nesse caso, você irá precisar de uma marreta.

Abaixo, iremos passar por cada um dos principais modelos existentes no mercado e levantar quais são os principais equipamentos que estão à venda. Espero que vocês gostem!

MARTELO UNHA

martelandoEste é um martelo que é exatamente o que parece. De um lado possui uma cabeça utilizada para martelo e o outro lado possuí garras que são utilizadas para agarrar e retirar coisas – principalmente pregos e outros itens presos em paredes ou madeiras -. Eles são o tipo de martelo mais conhecido e presente nas caixas de ferramente por todo o mundo por um motivo: são extremamente úteis para várias situações.

O problema deste tipo de martelo é que por ele ser tão comum, muitas pessoas assumem que é possível comprar modelos baratos e de baixa qualidade. Eles acabam quebrando, soltando sua base ou simplesmente não tem uma boa divisão de peso, que dificulta martelar ou que te deixa cansado rápido.

Primeiramente, é importante que um equipamento deste pese menos de um quilo. É importante também, que em seu cabo ele possua algum tipo de superfície que crie atrito para que ele não escorregue da sua mão, mas que seja confortável ao mesmo tempo.

MELHORES MODELOS 

[bscolumns class=”one_third”]

Tramontina, Cabo de Aço, 25mm

martelo garra

ONDE COMPRAR

[/bscolumns] [bscolumns class=”one_third”]

 

Tramontina, Cabo de Fibra de Vidro, 25mm

martelo unha fibra

ONDE COMPRAR

[/bscolumns] [bscolumns class=”one_third_last”]

Ford, Cabo de Fibra de Vidro, 29mm

martelo unha fibra ford

ONDE COMPRAR[/bscolumns][bscolumns class=”clear”][/bscolumns]

 

MARTELO BOLA

O Martelo bola se parece com um martelo garra. Um dos seus lados é achatado enquanto o outro lado possuí uma ponta esférica. Este tipo de martelo serve para golpear formões e talhadeiras e para rebitar, deformar ou endireitar metais não endurecidos. Eles também são úteis para bater para fora mossas e amassados nos veículos, tornando-os úteis para ter em sua garagem de casa.

A maioria dos equipamentos de qualidade pesa entre 350g. e 500g. Este peso é perfeito para não deixar seu braço fatigado se você for trabalhar com amassados de carro ou projetor leves. Como você vai trabalhar com maior precisão e menos força, não é tão necessário que este tipo de equipamento possua camadas que gerem atrito no local da pegada. Para trabalhos maiores, opte por equipamentos com 1kg.

MELHORES MODELOS

Tramontina 0.5kg

martelo bola

ONDE COMPRAR

 

 

 

MARTELO DE BORRACHA

O martelo de borracha possui uma face macia e extremidades medías. As extremidades da cabeça são tipicamente feitos de borracha sintética ou de plástico, ou de metais mais macios tais como o cobre. Este tipo de ferramenta são para momentos onde você precisa usar um martelo, mas não está interessados em danificar o material que você vai estar martelando (seja ele metal pintado, madeira, etc.).

Este tipo de ferramenta é muito utilizado em trabalhos automotivos, trabalhos caseiros e hobbies, mas ainda é um pouco desconhecido. Ainda existe muita gente estragando peças importantes porque não conhece esse modelo de martelo.

Equipamentos de qualidade possuem extremidades com diferentes níveis de maciez. Isso permite que você use o seu melhor martelo sobre diferentes tipos de materiais (por exemplo, você deve usar um lado mais suave em um carro com pintura fresca e o outro lado em um carro antigo)

Por fim, cada um dos martelos nesta lista é, pelo menos, um pé de comprimento. Eu me sinto como martelos mais curtos do que um pé são muito pequenos para usar confortavelmente. A faixa de 12-14 polegadas é melhor.

 

MARRETA

A marreta é um martelo com uma cabeça muito pesada, projetado para ser capaz de aplicar uma grande quantidade de força em um ponto, quando você utilizá-lo. Este tipo de ferramenta é bastante útil porque eles distribuem a força do uso em uma ampla área, em vez de um ponto focalizado como você iria encontrar com uma martelada pequena.

Isso faz com que as marretas sejam ótimas para grandes projetos de demolição, já que ajudam bastante a rebentar lajes de concreto, blocos de concreto, drywall e paredes de alvenaria.

Marretas também precisa de um comprimento decente punho, a fim de obter um bom arco do balanço e apontar corretamente. Se lidar com o martelo é muito pequeno, ele faz uso muito estranho. Assim, cada martelo sobre esta lista tem um punho que seja, pelo menos, dois pés e meio de comprimento.

Sledge Hammer cabeças precisam ser excepcionalmente forte, mas também porque eles passam por um pouco de abuso. Para garantir que cada marreta nesta lista tem uma cabeça que é o mais forte possível, todos eles têm cabeças de aço. Isso mantém as cabeças mais durável em face da demolição do que as cabeças de borracha.

MELHORES MODELO

MARRETA OITAVADA 1KG – TRAMONTINA

 

marreta 1kg

ONDE COMPRAR