Martelete – Guia de Compra

O martelete é basicamente uma furadeira com esteroides. Eles são bem mais potentes do que as furadeiras de impacto, já que usam de poder de rotação e acrescentam a funcionalidade de martelo para furar concreto e outras superfícies altamente duras.

Uma dúvida muito comum é saber qual é a diferença entre um martelete e um martelo de demolição, muito usados na vertical. Martelos de demolição são mais poderosos (35% a mais) do que marteletes. Para demolir estruturas de concreto ou alvenaria, o martelo de demolição pode fornecer os golpes poderosos que um martelete não consegue. De qualquer forma, eles são muito potentes para alguns trabalhos que necessitam de um pouco mais de precisão.

Na hora de comprar um equipamento destes, devemos fazer algumas considerações:

 CARACTERÍSTICAS IMPORTANTES

[bscolumns class=”one_half”]

Bateria ou Cabo?

Primeiramente, é importante ressaltar que o martele já tem um peso elevado se comparado com furadeiras de impacto. Já não é fácil trabalhar e segurando um martelo perfurador sem fio durante todo o dia, ainda mais se tivermos de acrescentar uma bateria no equipamento.

O segundo ponto a ser analisado é que o equipamento gasta muita energia, então a bateria dura muito pouco. Os melhores equipamentos tem um limite de 25 a 30 minutos de bateria.

Se você tem a opção de utilizar o equipamento ligado a uma tomada, eu sugiro que siga com um equipamento à cabo.

Tipo de Mandril

Existem alguns tipos de broca especiais que foram introduzidos pela bosch à alguns anos atras e que se tornaram padrão no mercado.

sds-sdsmax-spline

  • Marteletes com a tecnologia SDS-plus ou Spline são geralmente usados ​​para fazer furos para âncoras e prendedores de concreto. e tem um tamanho máximo de furos de até 1 cm  no concreto. Servem também para abrir caminho para instalação de cabos e canalizações.

 

  • SDS-max  são usados ​​para furos maiores, bem como mais profundos e que exigem maiores energias de impacto. São muito usados para operações como perfuração de núcleo e escarificação e demolição.

A maioria dos marteletes funciona com SDS-Plus. Se você precisar de um equipamento mais forte para demolição, procure opções com SDS-Max.

 

Troca de Modo de Utilização

É muito importante que você verifique as funcionalidades do equipamento. Ele deve ser capaz de apenas rotacionar, rotacionar e martelar ou apenas martelar apenas com a troca de uma chave. Sabendo que você acaba realizando esta troca várias vezes, não vale a pena pegar um modelo onde seja difícil fazer essa transição.

[/bscolumns] [bscolumns class=”one_half_last_clear”]

Suporte Lateral

Rotary-Hammer-Drill-Full2Apesar da grande maioria dos marteletes possuir essa opção, mas nunca é demais ressaltar que para termos furos com precisão, é necessário um segundo apoio, tal como do martelete ao lado.
A melhor opção é que ele seja móvel, já que as vezes um suporte horizontal é mais indicado que o vertical.

Mas se ele for travado, principalmente na vertical, não tem problema também.

Trava de Velocidade

Esta é uma funcionalidade bastante interessante para aqueles que trabalham com vários tipos de furos e materiais. Alguns equipamentos permitem que você pressione o gatilho até a velocidade desejada e depois trave com outro botão. Eu particularmente uso bastante essa funcionalidade então recomendo para todos.

 

Limitador de Profundidade

Rotary-Hammer-Drill-Depth-Rod

O limitador de profundidade é uma régua localizada paralelamente à broca e que não deixar que você fure mais do que o necessário. Novamente, esta funcionalidade é quase um padrão para os marteletes de qualidade, e é de grande ajudar para dar precisão em nosso trabalho.

[/bscolumns] [bscolumns class=”clear”][/bscolumns]

MELHORES MODELOS

[bscolumns class=”one_half”]

martelete boschBosch GBH-2-24 D

O GBH-2-24 D é para mim, o melhor custo benefício do mercado. Falo isso porque ele entrega bastante pelo seu preço e principalmente pelo seu peso, sem perder muita capacidade de perfuração.  Ele tem 800w de potência e consegue perfurar até 24mm em concreto. Ele pesa pouco menos de 3kg e utiliza a tecnologia SDS-Plus.

ONDE COMPRAR?

 

Martelete GoodyearGoodyear RH-40105

Este martelete da goodyear tem uma potência de 1050w e consegue perfurar até 30mm em concreto. Com 800rpm, ele  tem uma boa potência para realizar qualquer tipo de trabalho. Ele pesa 8,5kg e um cabo de 2 metros, que permite-o funcionar à toda capacidade.

ONDE COMPRAR?

 [/bscolumns] [bscolumns class=”one_half_last_clear”]

martelete-rotativo-einhellEinhell RT-RH 32

O martelete da Einhell tem capacidade de perfurar 32mm de concreto com seus 1250W de potência, que são alimentados via cabo. Ele utiliza tecnologia SDS-Plus e pesa 8,5kg, bem como 800rpm. Este é um dos marteles mais confiaveis que vi por ai, além devir acompanhado por uma bela maleta.

ONDE COMPRAR?

 

martelete worxWorx Wx382.3

O Martelete da Worx é um dos poucos que vem com a opção de bateria, e chega à até 1300w de potência, mas não espere muita precisão porque ele não tem suporte adicional para um melhor apoio. Ele consegue perfurar até 10mm de concreto e é bastante portátil, pesando apenas 3,8kg. Boa opção para quem precisa de um equipamento portátil para trabalhos mais leves em concreto.

ONDE COMPRAR?

[/bscolumns][bscolumns class=”clear”][/bscolumns]

Encontrou o que precisava? Comente logo abaixo. Se você ainda está procurando outras ferramentas, tente acessar nossos outros posts!

 

Tags: