Marreta: Como Escolher

A marreta é uma ferramenta bastante versátil e que ajuda bastante os trabalhadores da construção civil. Várias vezes eu me vi necessitando de um martelo poderoso para concluir alguns trabalhos em minha casa. E por algum tempo eu fiquei na mão, até que um conhecido me emprestou uma marreta e eu consegui resolver meu problema em poucos minutos. Na época, se bem me lembro, precisava derrubar uma forte cerca e poxa… teria demorado uma eternidade.

Tamanho e Peso

Um erro bastante comum na hora de escolher uma marreta é pegar a primeira que aparece, sem ao menos testá-la. A menos que você tenha usado marretas antes, e esteja procurando exatamente o mesmo modelo usado anteriormente, é sempre uma boa ideia ir até alguma loja e testar uma por uma.

Apesar de ser um equipamento simples, o peso de cada marreta varia, bem como os tipos de alça e materiais utilizados nela. Esses fatores criam balanceamentos bastante diferentes.

Do ponto de vista de design, quanto maior o cabo, mais peso possuíra a marreta e consequentemente mais força bruta deverá ser feita para realizar qualquer tipo de trabalho. A força que resulta disto é capaz de quebrar facilmente diversos materiais.

Por outro lado, é difícil ficar carregando uma marreta de 10kg para todos os lados, bem como usá-la por longos períodos. Neste caso, você tem de ficar bastante atento às suas necessidades.

 

Padrão para Marretas

  • Manuseio  muitas vezes feitas de madeira ou fibra de vidro com um aperto de borracha
  • Utilização  Bom para trabalhos de demolição e de condução em posts, dividindo a madeira, quebrar telhas de pedra ou concreto
  • Peso – pesos comuns são 500g, 1kg, 2kg, 3kg, 5kg, 6kg e 10kg
  • Marcas – Tramontina, Pony, Graintex, Jackson, Neiko, Ames True Temper, Stanley, Bosch, Wilton
[one_half]

Marreta Oitavada 1kg – Tramontina

marreta 1kg

button

Cabo em madeira envernizada fixa com cunha metálica / Acabamento jateado e cabeça envernizada de 1kg.

[/one_half] [one_half_last]

Marreta Oitavada 500g – Tramontina

marreta 500gbutton

Cabo em madeira envernizada fixa com cunha metálica / Acabamento jateado e cabeça envernizada de 500g.

[/one_half_last]

Conclusão

O ponto mais importante na hora de escolher uma marreta é a análise de Peso / Tamanho, justamente para que você consiga se sentir confortável empunhando esta ferramenta. Se ela for leve demais, você não conseguirá quebrar nada, e se for muito pesada vai acabar se desequilibrando e perdendo potência na hora de descê-lo.

No Comments

Leave a reply