Lixadeira de Cinta – Como escolher

O QUE É UMA LIXADEIRA DE CINTA?

Lixadeiras de Cinta são o estilo mais agressivo de lixadeira portátil, e possuem o a maior taxa de remoção de material. Elas são bastante robustas, muito confiáveis ​​e podem cobrir grandes áreas de superfície em espaços muito curtos de tempo.

Por outro lado, elas são muito pesadas, o que restringe o seu uso para aplicações em um plano horizontal.

O seu nome deriva da lixa em forma de correia utilizada no equipamento e este tipo de lixadeira conseguem lixar madeira, plástico, metal, enchimento, acabamentos de pintura antiga e superfícies envernizadas.

A taxa de remoção de material e a qualidade da superfície produz uma lixadeira de cinta são determinadas principalmente pelo grau e tipo de correia de lixa, bem como a velocidade da esteira pré-selecionada.

Quanto maior for a velocidade da correia, tanto mais material é removido e mais fina é a superfície polida.


CARACTERÍSTICAS ESSENCIAIS

#1. Dimensão do Cinto

Primeiramente, o tamanho da lixadeira de cinta é determinado pelas dimensões do cinto utilizado.

cintoO mais comum é a utilização de cintos de 75 ou 100 milímetros de largura, mas com comprimentos variados. Os tamanhos mais comuns são:

  • 75 milímetros x 457 milímetros
  • 75 milímetros x 533 milímetros
  • 75 milímetros x 610 milímetros
  • 100 milímetros x 610 milímetros
  • Existem também modelos com cintos de 9 ou 13 milímetros, que são utilizados para aplicações estreitas e difíceis, mas elas necessitam de mais pesquisa para serem encontradas, já que são bastante específicas.

Ferramentas de entrada normalmente possuem cintos de 75 milímetros x 457 milímetros que são um tamanho grande, mas o tamanho convencional para a maioria das unidades é de 75 milímetros x 533 milímetros.Este tamanho oferece um bom equilíbrio entre portabilidade e potência, e não se desgasta tanto quanto os modelos menores.

Modelos mais longos, de 610 milímetros são capazes de atender grandes unidades que são feitas para uso comercial, mas não são recomendadas para o usuário caseiro.


#2. Trava de Segurança

Lixadeira de CintaO botão de trava de segurança é um dos pontos mais importantes para um equipamento como a lixadeira de cinta. Ele usualmente fica localizado ao lado do gatilho e pode ser pressionado enquanto o gatilho principal é pressionado para deixar a ferramenta bloqueada na função ligada. Isso ajuda muito na hora de se concentrar no momento do trabalho.

Outro ponto importante da trava de segurança, é que quando travado no modo desligado, ela impede que desavisados ou crianças consigam ligar a ferramenta e acabar se machucando.

Um ponto importante é que você deve se certificar que este botão foi liberado antes de desconectar a ferramenta. Se não, a ferramenta irá começar a operar após a reconexão e pode resultar em lesões.


lixadeira de cinta einhell#3. Motor

Os motores utilizados em lixadeiras são chamados de motores de corrente alternada (eles também são conhecidos como motores universais ou em série). Eles tem uma potência de entrada de 600W e vão até 1400W além de pesar entre 2 kg e 7 kg.

Muitos fabricantes afirmam apenas a potência de entrada da lixadeira, pois este é o número maior e mais impressionante. Este valor é, na verdade, apenas uma indicação de quanta energia essa ferramenta irá gastar ao ser ligada em uma tomada elétrica em condições normais de operação.

O importante aqui é encontrar uma ferramenta de qualidade, e que aproveite mais energia, repassando-a como força eficiente. Novamente, uma ótima opção de lixadeira é a Einhell – RT-BS 75;


#4. Proteção para componentes internos

Lixadeiras produzem MUITO pó. E quando estes resíduos entram no equipamento e acabam se alocando em partes importantes da ferramenta, podem gerar problemas.

Por isso é importante que você verifique se a ferramenta está bem lacrada com um revestimento que protege os componentes internos.


#5. Transmissão – Controle de Velocidades

lixadeira de cintaTambém conhecida como a caixa de velocidades, a transmissão determina a velocidade que uma lixadeira de cinta é capaz de funcionar.

Estas velocidades são, geralmente, entre um mínimo de 170 m / min e um máximo de 380 m / min, mas variam de acordo com o modelo. A lixadeira de cinta pode ser ajustada em qualquer ponto entre essas duas velocidades, o seletor de controlo de velocidade.

Se você trabalhar com diversos materiais, é de extrema importância que a sua lixadeira de cinta possua um controle de velocidade, já que você necessitará realizar acabamentos diferentes em cada peça. A Black & Decker DS321-B2 é uma das melhores opções.

Se você for usar a lixadeira de cinta apenas para um material, em um tipo de serviço repetitivo, essa não é uma funcionalidade essencial, mas bastante desejada.

 

#6. Manuseio e Punho Adicional

ALixadeira de Cinta 2pesar de ser uma questão de opinião e de ergonomia de pessoa para pessoa, a alça deve estar posicionada em sua mão dominantes e proporcionar fácil manuseio do gatilho e da direção da lixadeira.

O punho adicional é uma opção que eu particularmente gosto bastante, já que ajuda a balancear o peso e dá mais controle para este tipo de ferramenta.

Este é um ponto que depende de como você se sente confortável.

 

#7. Aspiração de Pó

Atualmente, todas as lixadeiras possuem uma porta de extracção de poeira que é capaz de se conectar com qualquer tipo de saco de pó ou aspirador de pó.

Para os trabalhos pequenos, o saco da própria lixadeira é mais do que suficiente, apesar de necessitar ser esvaziado rapidamente.

Para trabalhos maiores, uma unidade de extração de aspirador de pó ou poeira pode ser conectado. Isso é feito com o uso de conectores proprietários especiais que podem ser encomendadas ao fabricante para o seu modelo específico de lixadeira.


#8. É capaz de se transformar em uma lixadeira de bancada?

Existem alguns tipos de lixadeiras que possuem espaço para acessórios que à transformam
Este é um acessório opcional disponível apenas para alguns modelos de lixadeira de cinta. O princípio básico deste acessório é que ele protege a lixadeira de cinta para um banco em sua parte traseira (mais uma vez, apenas os modelos projetados para fazê-lo) por um conjunto de grampos. Também é geralmente acompanhada de um anexo cerca ajustável que permite que você controle sobre o ângulo que você areia o seu trabalho em.

Este acessório é concebido de forma diferente para cada modelo de lixadeira de cinta, mas efetivamente transforma a sua lixadeira de cinta em duas diferentes ferramentas, multiplicando seu uso potencial e aumentar o seu valor e versatilidade. Fundamentos notar que o uso de um acessório, como esta é a única maneira segura de operar uma lixadeira de cinta como uma lixadeira de bancada estacionária.


#9. Tipo de Lixas

lixadeira de cinta skilAo comprar cintos para sua lixadeira de cinta, em primeiro lugar, você deve garantir que eles são o tamanho correto para a sua máquina.
Depois de ter combinado isso é simplesmente uma questão de escolher o grau que você precisa para a aplicação escolhida.

Para lixadeiras de cinta, lixamento grosso requer um P40 ou P60, lixar médio requer um P80, P100 ou P120, e lixas leves requerem uma P180 ou P240.

A lixadeira de Cinta da Skil é uma ótima opção para aqueles que querem uma lixadeira que já acompanhe cintos e outros acessórios.


CONCLUSÃO

Primeiramente, defina a necessidade do tamanho de seu equipamento. Depois, foque em encontrar lixadeiras de marcas de qualidade, sem ligar tanto para sua potência. Provavelmente ela já possuirá alavanca de aperto, trava de segurança, aspirador de pó e uma boa proteção para peças internas.

A partir daí, analise se é possível transformá-la em uma lixadeira de bancada – o que vai aumentar bastante as possibilidades de uso de sua ferramenta- e se ela tem punho adicional para melhor manuseio. A DS321-B2 e a RT-BS 75 são as melhores opções que existem no mercado atualmente, então não tem o que errar se optar por uma delas.

Após decidida a sua lixadeira, estará na hora de comprar suas lixas e começar a trabalhar!!


Gostou do guia ou tem alguma dúvida? Comente logo abaixo!!

Conheça também nossos guia sobre lixadeiras e sobre lixadeiras orbitais!