Lavadora de Alta Pressão: Dicas Técnicas

Lavadoras de Alta Pressão: Perguntas Frequentes

1. Quando vou trocar o óleo e qual o tipo de óleo que eu uso?

  • Primeira troca de óleo: 15-20 horas ou após 3 meses, o que ocorrer primeiro.
  • As seguintes mudanças de óleo devem ocorre a cada 200 horas ou, pelo menos, uma vez por ano, dependendo da sua utilização. O óleo deve ser mudado, independentemente do tempo, se for de aparência leitosa ou se o nível estiver baixo. (O visor normalmente fica do lado da bomba.)Se a unidade está sendo usada com freqüência ou comercialmente, você vai querer trocar o óleo com mais frequência. É imperativo que o óleo esteja limpo e livre de água em todos os momentos.
  • Bombas de lavadoras de alta pressão usam um tipo de óleo não detergente 30W. O uso de óleo de motor comum irá resultar no óleo se tornar leitoso. Unidades com caixa de velocidades necessitam de óleo de lubrificação de engrenagens de tipo  80W-90W. Não confunda a caixa de velocidades com a bomba real quando for realizar a recarga ou vice-versa.
  • As arruelas de pressão da gasolina usam um óleo de motor SAE 30W (10W-30W) no motor. Sempre consulte o manual do motor para obter instruções específicas e ter o cuidado de colocar o óleo correto no lugar correto.

2. Eu não estou recebendo qualquer tipo de pressão. O que eu preciso verificar?

  • Geralmente, todas as lavadoras de alta pressão com 1.500 psi ou menos usam um ajuste do tipo de puxar/empurrar para controlar a pressão. Ao girar o bico você ajusta o jato de pulverização. Se a bucha é puxada para trás, a unidade atua em baixa pressão. Se a bucha é empurrada para a frente, a unidade está em alta pressão. Uma verificação rápida do bocal para garantir que o bico está no local correto vai ajudar também. O bocal parece um parafuso Allen com um furo no meio.
  • Para unidades com 2000 psi  ou maior,  existem bicos dede troca rápida que podem ser trocados um com o outro, dependendo da aplicação. Esses bicos são para uso fácil e normalmente possuem algum tipo de código de cores. O mais usual é que o Preto indique baixa pressão e injeção de sabão. O vermelho demonstra que é um bico do tipo padrão de 0 graus e de alta pressão. O amarelo indica um bico de 15 graus e alta pressão, o Verde indica 25 graus e alta pressão e por fim temos os bicos brancos, que indicam que ele tem 40 graus e alta pressão.
  • O motor deve estar correndo a toda velocidade para a bomba funcionar corretamente. Se o motor não estiver funcionando a todo vapor, a bomba não será capaz de produzir um bom fluxo de água para dar à bomba de pressão total.
  • Às vezes, a ranhura pode escorregar para fora do eixo do motor e bomba de manga. Para verificar a chaveta, retire os quatro parafusos que prendem a bomba para o motor e deslize a bomba. Uma rápida inspeção visual vai verificar se a chave está no lugar.
  • Após um determinado período de tempo de uso, os vedantes de água pode começar a vazar. Esta é uma ocorrência normal, tal como os selos são considerados um item de desgaste. Uma fuga de vedação pode ser confirmada pela análise entre a bomba e o colector para ver se a água está escorrendo. Se assim for, é hora de trocar os selos.

 

3.Meu motor não arranca. O que eu faço?

  • Algumas bombas precisam estar com o gatilho pressionado enquanto se realiza o arranque do motor. Se mesmo assim não funcionar, cheque o regulador de pressão e o gá estão ligados. Se tudo isso está ok, inspecione o filtro de ar. Se ele estiver embebido com óleo, substitua o filtro junto com a vela de ignição. A última coisa a verificar é o nível do óleo. Se o motor tem um alerta de óleo baixo, basta adicionar mais óleo e o motor deve iniciar. Se todas as verificações acima foram realizada e o motor não arranca, verifique as páginas amarelas para um centro de assistência local.

 

4. Não está saindo sabão. O que devo fazer?

  • Verifique se o bico é do específico para baixa pressão ( de cor preta)
  • Verifique se a válvula de medição injector sabão está ligado.
  • Certifique-se de que a solução que está no equipamento é de sabão e a possui uma consistência de água.
  • Certifique-se de que a ponta de baixa pressão não está entupida.
  • Se as etapas acima são seguidas sem sucesso, retire a mangueira de alta pressão e execute a bomba/motor com o injetor de sabão ligado para ver se ele funciona sem a mangueira. Se isso acontecer, substitua a mangueira, a varinha, o bico e a ponta, nessa ordem, para determinar qual item está com defeito.

 

5. Meu descarregador está preso. Como faço para limpá-lo?

  • Desaperte o grande boné vermelho por cima do colector.
  • Remova a mola e arruela que estavam debaixo da tampa.
  • Desaperte o parafuso grande de bronze do colector e puxe-o para fora.
  • Limpe a válvula de descarga na água morna e sabão e verifique se todos os restos de metal ou rebarbas. Remova todos os materiais estranhos.
  • Lave a cavidade do descarregador estava executando jardim mangueira de água através da bomba. Use uma lanterna para inspecionar a cavidade para todos os detritos e limpá-lo.
  • Remontar o descarregador, tomando cuidado para não danificar as roscas de bronze. Verifique se o botão vermelho é apertar bem (apertados à mão).

 Se você ainda não comprou uma lavadora de alta pressão ou está querendo trocar o seu equipamento, acesse nosso guia de compras sobre o tema!