Furadeira e Parafusadeira | Qual a melhor?

PORQUE COMPRAR UMA FURADEIRA E PARAFUSADEIRA?

A furadeira é uma das ferramentas mais presentes no lar brasileiro. Sempre precisamos fazer um furo para colocar um quadro novo na parede ou até para prender novos suportes.

Para nossa sorte, alguns modelos atuais agregam funcionalidades à essa bastante comum ferramenta e tornam possível transformá-la em uma parafusadeira, capaz de ajudar a parafusar ou desparafusar ( dependendo do modelo) com bastante velocidade.

O processo de decisão de compra é bastante parecido com o que ocorre nos modelos únicos – seja ela uma furadeira ou parafusadeira.

Os principais pontos de decisão se resumem entre:

  • Com ou sem Fio?
  • Potência;
  • Velocidade;
  • Tamanho e tipo de Mandril;
  • Função de martelo;
  • Alça de Manuseio ;
  • Limitador de profundidade;

Vamos passar por cada um deles?

#1. Com ou sem Fio?

Furadeiras e Parafusadeiras elétricas possuem modelos com fio e sem fio. Modelos com fios tem maior potência, velocidade e são capazes de trabalhar por horas e horas sem nenhuma pausa, já que estão conectadas à rede elétrica.

Infelizmente, o fio limita a distância que você pode estar de uma fonte elétrica. Outro ponto importante é que equipamentos que utilizam cabo normalmente são mais volumosos do que equipamentos sem fio.

Equipamentos sem fio vem sendo aprimorados nos últimos anos e já alcançam potência e velocidade similar aos equipamentos com fio. Eles normalmente acompanham baterias reservas para possibilitar maior tempo de aplicação, mas mesmo assim, possuem restrição de tempo de uso. Elas são mais compactas e se adaptam bem a situações mais casuais, onde não é necessária tanta potência.

O que procurar?

Quando pensamos no quesito preço e qualidade, estes dois tipos de ferramentas possuem características muito parecidas, ou seja, escolha com base em sua necessidade.


#2. Potência

Neste quesito, existe uma equação simples:

Quanto maior a potência, mais poderoso.

O importante aqui, é entender qual a sua necessidade. A maioria dos modelos com fio está entre 500W e 1000W e servem muito bem para trabalhos caseiros. Acima disto, estão localizados ferramentas de maior porte. nestes modelos, é necessário que você que exista uma caixa de velocidades ou opções de regulagem muito mais complexas do que em modelos com menor capacidade, ou você ficará limitado à trabalhos pesados.

Os modelos sem fio, por sua vez, possuem uma classificação baseada na voltagem da bateria.

  • Ferramentas Simples – 3,6v até 4v: Servem para o dia-a-dia e conseguem parafusar objetos pequenos. Não serve para parafusar em materiais rígidos.
  • Padrão de Mercado – 5V até 10V: Grande parte dos modelos de furadeira e parafusadeira possuem 9,6v. Este tipo de equipamento funciona muito bem
  • Parafusadeiras de Impacto – 10v ou mais: Funcionam muito bem para parafusos grandes e danificados e para perfurar superfícies duras. Muito utilizado para grandes construções.
O que procurar?
  • Com Fio – Equipamento entre 500w e 100W
  • Sem fio – Minimo de 5V. Ferramentas com 2 baterias são bastante usuais.

#3.Velocidade

A velocidade ideal de uma broca depende do tamanho da broca/chave e o material a ser perfurado/ parafusado. Brocas maiores precisam de um giro mais lento e potente, já que podem superaquecer e perder a ponta. Eles também podem colocar um monte de tensão sobre o motor, uma vez que normalmente corre rápido para compensar sua falta de poder.

As melhores opções são equipamentos com  controle de velocidade variável, onde a velocidade é infinitamente variável até um limite pré-definido. A velocidade é geralmente controlada por um gatilho, e quanto mais ele é puxado para trás, a mais rápida a velocidade da broca. Algumas furadeiras elétricas têm uma parada gatilho ajustável, que pode ser definida para que a broca está limitado a uma velocidade adequada para o trabalho na mão. Sem essa parada de pré-definido, ele é muito fácil de conduzir inconscientemente sobre a broca enquanto se concentra na perfuração

Existe uma opção muito interessante em alguns modelos chamada de “Slow Start”. Com ela, o furo é iniciado com menor velocidade e diminui a probabilidade de escorregar ou danificar a peça de trabalho. Longos períodos de utilização em baixas velocidades devem ser intercaladas por rajadas de corredor de alta velocidade, a fim de manter a refrigeração do motor.

O que procurar?

Um equipamento com velocidade variável entre 0 e 2500 rpm, em média e que possua uma trava de velocidade.

Modelos com “Slow-Start” são um diferencial.


#4. Tamanho do Mandril

mandril FuradeiraTamanho do mandril determina o tamanho de eixo que pode ser accionado pela broca. Normalmente, quanto maior for o tamanho do mandril, mais potente é o motor.

Os tamanhos mais comuns são:

      • 3/8 de polegada (10 mm) – leve, apropriado para a maioria das tarefas ‘todos os dias’, vai aceitar a maioria dos acessórios com eixos de até 3/8 de polegada;
      • 1/2 de polegada (13mm) – serviço pesado, vai aceitar pedaços de até 1/2 de polegada eixo;

Mandris tradicionais precisam de uma chave (chave de mandril) para abrir e fechar suas mandíbulas para inserir ou remover as brocas. Existem também opções de mandril de aperto rápido, que  realizam este processo apenas com um toque.

O que procurar?

O mandril da sua ferramenta deve seguir um dos dois padrões acima para você não ter problemas em comprar chaves ou brocas.

Procure um mandril capaz de ser chaveado e se possível, algum modelo de aperto rápido.

Para trabalhos mais pesados, escolha equipamentos que funcionam com SDS.


#5. Função de Martelo

A função martelo move o mandril rapidamente dentro e para fora, fazendo com que a broca martele o seu caminho em superfícies como tijolo e alvenaria. Este tipo de ação requer que o usuário aplique pressão na estrutura, mas ajuda a diminuir a pressão sobre o motor do equipamento, bem como facilitar a perfuração.

A maioria dos modelos com ação de martelo têm um interruptor para selecionar / desmarcar a ação do martelo, o que aumenta a versatilidade da broca.

O que procurar?

A Funcionalidade de martelo é um diferencial mas não é uma necessidade.


#5. Alça de Manuseio

furadeira

Uma alça de manuseio adequada, confortável e bastante firme é um dos pontos mais importantes de uma furadeira e parafusadeira de grande porte.

 

Se o seu tipo de trabalho é pesado, talvez você precise fazer pressão com as duas mãos, e travar o equipamento em um ponto fixo. Para isso, existem as alças de manuseio que ficam localizadas perto do mandril (dá para ver na foto ao lado!)

 

O que procurar?

Importante para trabalhos pesados e em locais de difícil acesso!


#6. Limitador de profundidade

O Limitador de profundidade é como uma régua que em cima do mandril que te mostra o quão além você pode ir em um buraco. Este é um bom adicional e pode ser visto na imagem do equipamento acima.
Ela não é muito útil na função desparafusar, mas ajuda a ter furos limpos e precisos com a furadeira.


MELHORES MODELOS

Black&Decker CD121K50-BR

Furadeira-Parafusadeira-Black&DeckerEste modelo de parafusadeira a bateria  trabalha com uma potência de 12v e mandril de 3/8″ com tecnologia de engate rápido.

Ela conta também com 17 opções diferentes de torque e já é acompanhada por uma maleta com mais de 50 acessórios que vão desde diferentes tamanhos de brocas e padrões de chaves para desparafusar.

Com bateria, o equipamento pesa cerca de 2,9 quilos e tem um dos melhores custos benefícios que já encontrei, já que normalmente está abaixo de R$200. Dá uma conferida aqui em baixo!!


Einhell BT-CD 14,4 2B

furadeira-einheill-parafusadeiraEste modelo da Einhell é outro bastante interessante já que apesar de ter um preço muito parecido com o da black & decker, ele tem algumas opções diferentes.  Podemos começar falando da sua potência, que é de 14,4v contra 12v do equipamento anterior. Além disso, ele já é acompanhado de uma bateria excedente para que você tenha mais tempo antes de precisar recarregar. No entanto, diferente da black & decker, esse equipamento não é acompanhado por brocas e chaves. Fica a sua escolha definir o que mais te atende!


GOSTOU DO POST? DEIXE SEU COMENTÁRIO LOGO ABAIXO!!

3 Comments
  1. Mariana Ferreira January 5, 2016 at 1:04 am

    Oi, tudo bem?
    Qualquer furadeira que tem a função de girar para os dois lados funciona como parafusadeira? Estou planejando comprar uma e ainda tenho esta dúvida.
    Abraços

    • Fernando Oliveira March 1, 2016 at 5:32 pm

      Oi Mariana,
      Tome cuidado ao utilizar furadeiras como parafusadeira. A minha, por exemplo, não funciona. Ela tem 750W e é muito forte para parafusar.

  2. Bruno Gomes June 29, 2016 at 4:16 am

    Ola. Gostaria de adquirir uma furadeira/parafusadeira que mais irá me suprir ao executar serviços de perfuracão com impacto, com a maior potência, que consiga perfurar alvenaria o mais próximo de uma furadeira com fio. Acredito q o modelo DCD776C2 Dewalt seja o mais indicado mas vi q a Makita tem diversos modelos tbm. O q vcs me indicam?

    Ob

Leave a reply