Esmerilhadeira – Guia de Compra

FUNCIONALIDADES DE UMA ESMERILHADEIRA

Desbaste

desbaste esmerilhadeiraA tarefa mais comum de se realizar é o desbaste de rebarbas produzidas na solda de metal. Com isso, é possível dar  um acabamento liso e plano para qualquer tipo de solda realizada. Qualquer soldador vai ter uma pequena esmerilhadeira equipada com discos para desbaste em seu arsenal. Você também pode realizar o desbaste de concreto e pedra com o disco correto.

Cortar

O Corte é a principal função da esmerilhadeira. Existem vários tipos de discos que se adaptam a cada tipo de superfície e que o tornam capa de cortar pedra, metal ou concreto.  Discos com borda de diamante são os mais fortes e servem para trabalhos pesados. A empunhadura lateral é de extrema importância nesse tipo de utilização pois aumenta a força e a precisão.

Afiar

Muitas pessoas usam esmerilhadeiras para afiar ferramentas antigas e lâminas de cortador de grama. No entanto, isso pode ser complicado, por isso recomendamos que você deixe a técnica de afiar para os especialistas.

 

Polir

Com o disco certo equipado, é possível também lustrar metal. Você pode ajustar o seu equipamento com escovas de aço para remover ferrugem e corrosão.

Lixar

esmerilhadeiraCom uma lixa em anexo, uma esmerilhadeira pode se tornar uma máquina de lixar muito eficaz em materiais de madeira. Os melhores resultados são obtidos usando o  disco com grão abrasivo adequado. Como regra geral, você vai querer começar com moagem mais grossa ou grãos de lixa para remoção de grandes defeitos ou manchas ásperas, então trabalhar com grãos mais finos até que você consiga que a peça esteja tão lisa quanto o necessário e com a qualidade que você deseja.

Se você necessita lixar peças mais delicadas, você deve usar uma esmerilhadeira com um controle de velocidade variável.

 

CARACTERÍSTICAS ESSENCIAIS NA HORA DE COMPRA

Velocidade de Giro sem Carga

A velocidade do disco é importante já que ela deverá estar girando antes do corte começar. Esmerilhadeiras com menor giro sem carga são usualmente mais silenciosas do que as com maior giro. Outro ponto importante é que elas não produzem tanto calor, desgastando menos o equipamento. Se você precisa utilizar o equipamento em diversas superfícies, é melhor optar por um equipamento com regulagem de velocidade. neste casos, 2000 RMP para polimento de metais e altas velocidades na região de 5000-7000 para o corte de materiais duros são os mais indicados.

Soft Start

Esta é uma característica da maioria das máquinas de maior porte, torna a máquina mais fácil de manusear no arranque. Isso também impede que a ferramenta acabe por torcer no arranque. Note que você deve esperar o motor obter a velocidade máxima antes de aplicar o disco para o trabalho.

Proteção Ajustável

A proteção ajustável é essencial quando se usa uma esmerilhadeira. Ele está presente em grande parte dos equipamentos e serve para protegê-lo de faíscas e detritos que podem ser arremessados no usuário.

Alça Anti-Vibração

Isso fará com que a máquina mais confortável de usar por longos períodos e para ajudar a reduzir a fadiga e aumentar o controle e manobrabilidade.

 

Potência

Discos maiores requerem mais energia. Se você precisa fazer trabalhos mais pesados, opte por equipamentos com mais potência.  Qualquer tipo de equipamento com mais de 2000W é mais do que suficiente para não esquentar a cabeça com falta de potência.

Tamanho do disco

Os tamanhos de disco mais comuns disponíveis são 4-1/2 polegadas (115 milímetros), 5 polegadas (125 milímetros) de 6 polegadas (150 mm), 7 polegadas (180 milímetros), de 9 polegadas (230 milímetros). Tamanhos maiores são punho lateralmelhores para superfícies maiores e maior profundidade de cortes. Esmerilhadeiras Pequenas variam de 4polegadas e meia até 6 polegadas, enquanto as esmerilhadeiras grandes tem tamanho entre 7 e 9 polegadas.

Punho lateral Ajustável

Isso faz com que a máquina seja utilizável por um destro ou canhoto. Quanto mais opções de regulagem disponíveis, o mais versátil da máquina se tornará, possibilitando que você também alcance locais de ângulo difícil.

MELHORES MODELOS

Bosch Gws 8-115 – Melhor preço!

esmerilhadeira-boschApesar de ser um equipamento com uma potência bastante inferior aos apresentados logo abaixo, a GWS 7-115 tem um preço bastante atrativos para aqueles que precisam realizar tarefas simples com seus 850w, que só não permitem o corte de metais grossos. De qualquer forma, ela conta com bastante funcionalidades interessantes e recomendadas, tal como punho adicional, velocidade regulável e sistema antideslizante.

>> review do equipamento <<

Black&Decker G2207 – Melhor Custo Benefício

esmerilhadeira black & deckerFabricada pela Black&Decker, a esmerilhadeira G2207 possui 2200 watts de potência, muito parecido com as outras duas analisadas e velocidade 8400 RPM. Possui um protetor de 7″, bem como punho lateral com 3 opções de posição. Outro ponto interessante desse equipamento é a trava de velocidade, muito importante para manter a qualidade dos trabalhos realizados por ela.

Dewalt D28474W

esmerilhadeira dewaltA esmerilhadeira Dewalt D28474W é um equipamento de 2300W, potência necessária para realizar todo tipo de trabalho. Os 5kg da ferramenta não atrapalham seu uso e a proteção, muito comum nos equipamentos de ponta, está presente. Possui Punho lateral e antivibração e arranque progressivo. Por fim, os 8500 rpm são mais do que úteis para este equipamento de 7 polegadas.

 

Makita GA7050

esmerilhadeira MakitaA Esmerilhadeira da Makita possui potência de 2000W, e 8500 rotações por minuto. Ela pesa apenas 4,5kg  e tem 2,5m metros de cabo para que você tenha maior mobilidade no uso da ferramenta.  Possui também um punho lateral para maior firmeza na utilização. Essa é uma esmerilhadera extremamente confiável e de qualidade. Ao comprá-la você tem a certeza de que não vai esquentar a cabeça.

 

 

Gostou do Post? Tem alguma dúvida? Deixe um Comentário logo abaixo! Conheça também nosso de compras para Politriz