Chave Catraca: Guia de Compra

O QUE É 

chave catracaO nome “catraca” pode se referir a alguns tipos diferentes de ferramentas, mas sua função, basicamente, é que ela gira em uma direção e evita a rotação no sentido oposto. Este conceito faz com que o trabalho de fixação, que pode ser um pouco maçante, se torne muito mais fácil.

Existem alguns modelos deste tipo de chave. São eles: Manual, Elétrica e pneumática. Chaves Catracas manuais funcionam como uma chave inglesa e eliminam a necessidade de re-posicionar a chave a cada giro.

Uma chave catraca movida à ar exige uma bomba ou compressor de ar, que deve ser comprado separadamente, mas oferecem uma potência incomparável. Elas podem ser utilizadas em pequenos trabalhos ou em construções e grandes trabalhos, onde é necessário força bruta.

Modelos elétricos, por sua vez, podem vir em versões de bateria ou tomada. Como na maioria das ferramentas elétricas, nasce um impasse entre a potência da versão à cabo contra a mobilidade da versão que utiliza bateria. Neste caso, a melhor escolha será aquela que se adapta mais às suas necessidades.

Na hora de comprar, não importa o modelo, você tem de procurar uma chave de catraca resistente, que aguente o tranco de trabalhos pesados – respeitando sempre as limitações de cada modelo – e que funcione corretamente.

Também é importante que você compreenda que mais poder não é necessariamente melhor, já que se você aplicar muita força em um pequeno fixador ou parafuso, acabará estragando-o. É necessário que um equipamento de grande porte possua regulagem, inicio lento e travas de velocidade para não acabar quebrando este tipo parafusos mais fracos.

 

CHAVE CATRACA MANUAL

catraca manual simplesA catraca manual é uma ferramenta mais complicada e importante do que parece. Acabamos ignorando esta afirmação e compramos modelos simples que quebram no primeiro parafuso mais apertado.

Para que uma ferramenta desse tipo tenha boa performance, é preciso que ela seja de construção sólida e de aço, de preferencia de alta resistência.

Ela também deve possuir alças longas para adicionar alavancagem quando uma tarefa exige poder extra, e funcionar sem problemas graças a uma alta contagem de dentes sobre os componentes internos.

A alta contagem de dentes também significa que você pode operar a catraca com uma muito menor amplitude de movimento, o que é ótimo em situações apertadas.

MELHORES MODELOS

[bscolumns class=”one_half”]

Jogo de chave Estrela Catraca Ford – 8mm~21mm

jogo chave catraca ford

ONDE COMPRAR

[/bscolumns] [bscolumns class=”one_half_last_clear”]

Jogo de Chave Estrela Catraca – Tramontina Pro – 8mm~19mm

tramontina chave catraca

ONDE COMPRAR

[/bscolumns][bscolumns class=”clear”][/bscolumns]

KIT DE CHAVES

kit catracaÉ quase impossível não gostar de usar uma chave catraca, já que ela trás o sentimento de conseguir fazer rapidamente e com menos movimentos a mesma difícil e demorada ação de fixar parafusos é incrível.

Infelizmente, catracas mal feitas podem trazer dor ao punho, ombro e um bocado de frustração quando não travam corretamente. Falo isso neste item porque os kit de chaves são os equipamentos mais propensos a ter esse tipo de problema. Ao abrir mão de um item de qualidade e de tamanho único por uma grande variedade de chaves, você tem de considerar o preço de todas estas opções. Não adianta manter a mesma faixa de preço de um kit quando comparado com uma chave única, isso só vai te trazer dor de cabeça.

Em kits de chave catraca, você deve verificar em primeiro lugar se o próprio roquete, onde deverão ser engatadas as diversas chaves é de qualidade elevada e com bom peso. Olhe também se o cabo tem acabamento correto e principalmente se existe um elevado número de engrenagens internas. Mais dentes significa que deve ser de elevada qualidade com bom peso, decentemente um cabo comprido e um elevado número de dentes das engrenagens internas.

Em seguida, é importante verificar se os soquetes incluídos são de qualidade compatível com a catraca. Você não quer que uma peça única do conjunto falhe enquanto você à está usando. uma única peça do conjunto de falhar antes de você.

Por fim, uma boa caixa de armazenamento faz uma grande diferença, porque você não quer ter que cavar através de uma gaveta de ferramentas todas mal organizadas para encontrar uma chave de 10 mm.

MELHORES MODELOS

[bscolumns class=”one_third”]

Para Sua Casa:

Kit 45 Peças Black & Decker

chave catraca casa

ONDE COMPRAR

[/bscolumns]

[bscolumns class=”one_third”]

Profissional:

Kit 22 peças Ford

jogo-de-chave-catraca-ford-tools-22-pecas (1)

ONDE COMPRAR

[/bscolumns] [bscolumns class=”one_third_last”]

Qualidade / Preço:

Kit 22 Peças Tramontina

2----22-pecas--tramontina

ONDE COMPRAR

[/bscolumns][bscolumns class=”clear”][/bscolumns]

 

CHAVES CATRACA PNEUMÁTICAS

chave penumatica catracaRápida, forte, limpa e eficiente; estas são as qualidades que tornam as chaves catraca pneumáticas essenciais para qualquer mecânico. Adicionar uma ferramenta pneumática em seu arsenal  irá melhorar a velocidade, reduzir o tempo de inatividade e expandir a sua lista de potenciais projetos muitas vezes.

É importante que o equipamento possua mais de 60Nm de torque para aguentar todas as necessidades de trabalho profissional ou um pouco menos que isso para trabalhos caseiros.

Para controlar toda essa potência, é importante que o equipamento possua embreagem para eficaz prevenção de juntas esmagadas e fechos quebrados. Por último, é importante que as ferramentas sejam construídas com materiais de alta qualidade que vão desde o aço aos plásticos composto, os quais se juntam para formar uma ferramenta durável que vai durar por anos.

 

CHAVES CATRACA ELÉTRICAS

catraca eletricaHouve uma época em catracas de ar eram as melhores ferramentas, e isso era incontestável. Agora a catraca elétrica está aqui para mostrar um potencial e tirar as ferramentas pneumáticas do topo.

Como comentado anteriormente, a bateria interna corta a necessidade de uma mangueira de ar e aumenta a portabilidade do equipamento. O custo inicial é mais baixo porque você não precisa de um compressor ou sistema pneumático acoplado. Por muitos anos, isso significava sacrificar a potência, mas melhorias no design continuaram a fechar essa lacuna e catracas elétricas estão cada vez mais fortes.

Sempre procure por equipamentos de construção resiste, com materiais de qualidade. É bom também que você procure equipamentos com maior força para atender suas necessidades. Mesmo assim, fique atento à suas necessidades e a força que a ferramenta te entrega. Ferramentas elétricas, por exemplo, trabalham com 30 à 50Nm, enquanto as pneumáticas tem um mínimo de 50Nm.

Por último, quem quer uma ferramenta que só tem força para a metade do trabalho? Procure por boas baterias e velocidade de carga para nunca ficar na mão.

 

Se você gostou do nosso guia ou ficou com alguma dúvida, deixe seu comentário abaixo!
Conheça também nossos guias sobre Parafusadeiras e Furadeiras/Parafusadeiras.

No Comments

Leave a reply